15.8 C
Guarulhos
sex, 26 jun 2026
- PUBLICIDADE -

Linha 17-Ouro Formato Y: Saiba como funcionará a nova operação com 3 destinos em SP

PUBLICIDADE

A Linha 17-Ouro do metrô de São Paulo iniciará uma nova fase de operação, conhecida como “formato Y”, a partir da próxima semana. Com a abertura da estação Washington Luís, a linha apresentará três destinos distintos para seus trens, exigindo uma reconfiguração nos fluxos de passageiros. Inicialmente, o funcionamento será transitório, de segunda a sexta, das 10h às 15h, com acesso gratuito, enquanto os sistemas são aprimorados para expandir o horário de atendimento.

O Novo Formato Y e a Operação Transitória

Este novo modelo operacional demanda uma redistribuição estratégica dos passageiros. A princípio, será mantido o formato “shuttle” para o trecho principal, onde os trens circulam de Morumbi ao Aeroporto de Congonhas e vice-versa, utilizando uma via específica em cada sentido, proporcionando fluidez para a maioria das viagens.

PUBLICIDADE

Contudo, um terceiro trem passará a operar exclusivamente entre as estações Brooklin Paulista e Washington Luís, também em regime de “shuttle”, utilizando a mesma via para ida e volta. Consequentemente, passageiros com destino ou origem em Washington Luís precisarão obrigatoriamente realizar a baldeação na estação Brooklin Paulista para continuar suas viagens aos demais pontos da linha, como Congonhas ou Morumbi.

Para os usuários que utilizam as estações Morumbi ou Congonhas, sem destino à nova Washington Luís, não haverá alterações no fluxo direto. Os trens seguirão o percurso já estabelecido, facilitando a navegação para grande parte da demanda. Além disso, a comunicação com os passageiros será intensificada por meio de monitores nas plataformas, avisos sonoros e equipes de funcionários preparados para oferecer orientações em todas as estações.

Expansão Futura e o Modelo em Carrossel

O formato de operação com baldeação em Brooklin Paulista permanecerá ativo durante a fase transitória de implantação. Todavia, a expectativa é que, com a progressão da evolução dos sistemas da Linha 17-Ouro, seja possível introduzir mais trens e adotar o sistema de “carrossel”, que promete maior agilidade e eficiência.

Neste cenário de avanço tecnológico, os trens poderão seguir para um destino por uma via e retornar pelo destino oposto na outra via, otimizando o fluxo de passageiros. Assim, o horário e os dias de atendimento serão significativamente ampliados, e os passageiros terão acesso a opções de viagens diretas tanto de Morumbi para Washington Luís, além de Congonhas, quanto no sentido inverso, melhorando a conectividade.

Estação Washington Luís: Conectividade Ampliada

A estação Washington Luís, considerada a última da primeira fase de implementação da linha, está estrategicamente situada na confluência das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Washington Luís. Sua abertura representa um marco importante para a conectividade da zona sul, ligando pontos chave da região.

Esta nova estrutura foi projetada com foco total na acessibilidade, incorporando elevadores modernos, escadas rolantes, pisos táteis e sanitários adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, prioriza a sustentabilidade, utilizando soluções de iluminação e ventilação naturais, bem como o reuso de água pluvial para um menor impacto ambiental. Com mais de 4,5 mil metros quadrados de área construída, a estação possui um mezanino funcional, plataforma lateral e equipamentos de circulação robustos, estando preparada para atender à crescente demanda da região e de seu entorno.

O Impacto da Linha 17-Ouro na Mobilidade Urbana

A Linha 17-Ouro, com seus 6,7 quilômetros de extensão operacional e oito estações elevadas, representa um avanço significativo para o transporte paulistano. Desde sua inauguração em março, ela tem conectado o Aeroporto de Congonhas às importantes Linhas 5-Lilás (Campo Belo) e 9-Esmeralda (Morumbi), criando uma rede de integração estratégica.

Esta integração crucial tem como resultado a redução substancial dos tempos de deslocamento para milhares de passageiros, promovendo uma reorganização eficaz dos fluxos na movimentada Avenida Roberto Marinho. De fato, a linha criou um novo e sustentável corredor de mobilidade na zona sul da capital, aliviando o trânsito e oferecendo uma alternativa eficiente. Até o momento, os trens da Linha 17-Ouro já percorreram mais de 12 mil quilômetros, transportando um número expressivo de mais de 230 mil passageiros.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
3,070InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS