13.1 C
Guarulhos
seg, 27 jun 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Doria anuncia início imediato das obras do monotrilho do Aeroporto de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Sistema vai conectar trem e metrô aos terminais de passageiros do aeroporto, com trajeto de apenas seis minutos

O governador João Doria anunciou nesta terça-feira (22) o início imediato das obras do monotrilho do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com conclusão prevista para 2024. A conexão será pela Linha 13-Jade da CPTM e o sistema interligará trem e metrô aos Terminais 1, 2 e 3 do aeroporto, o maior da América do Sul.

“Este é um trabalho em conjunto da GRU Airport, do Governo Federal e do Governo de São Paulo, somando forças e também com o aval na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Desde o início foi assim que nós conduzimos o processo, inclusive com a fiscalização do Tribunal de Contas da União”, disse Doria.

Com investimento privado estimado de R$272 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport, o projeto de mobilidade é um esforço conjunto do Governo de São Paulo e do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.

“Ao longo desses últimos dois anos, fui procurado pelo então secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, para dizer que o Governador João Doria estava querendo disponibilizar para São Paulo um sonho antigo, o de ter uma ligação rápida, confortável e atraente entre os terminais do aeroporto de Guarulhos e a CPTM. É uma obra interessantíssima e que foi auditada pelo TCU. Fizemos uma série de exigências que a concessionária cumpriu até o último instante, quando foi aprovada há três semanas por unanimidade”, disse Vital do Rêgo, Ministro do Tribunal de Contas da União.

Serão 2,6 km de vias elevadas, com quatro estações que podem ser percorridas em apenas seis minutos. Os trens são automáticos e sustentáveis, movidos a ar, com capacidade de transportar até quatro mil pessoas por hora. Para o conforto dos passageiros, os veículos são acessíveis e equipados com ar condicionado, WiFi, espaço para bagagens e painéis de informações conectados ao aeroporto.

O monotrilho atenderá, principalmente, passageiros e funcionários do aeroporto. A expectativa é que, após seis meses da inauguração, mais de 50 mil passageiros sejam transportados por dia. O trecho entre a Linha 13-Jade da CPTM e os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto será gratuito.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,231SeguidoresSeguir
2,880InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS