Entre junho e julho, aconteceram muitas novidades na cena musical da cidade. Entre os novos trabalhos lançados, vê-se um pouco de tudo, do rock ao Afro Pop, passando pela MPB, Nova MPB e uma boa pitada de R&B.
Selecionei alguns desses lançamentos que me agradaram e trago abaixo com o link direito para o clipe no Youtube ou música no spotify. Aproveite e siga esses nomes nas redes sociais para acompanhar os próximos. Sem mais delongas, dê um play!
“Me Deixa” – João Marcos Bargas
“Me Deixa” é a primeira composição solo de João Marcos Bargas, tanto a letra quanto a melodia. Para o cantor e compositor, a música soa como um lembrete para todos nós de que, mais do que nunca, não deveríamos abrir mão do sentir. Esse sentir está evidente na música e ecoa principalmente em sua voz, que tem um timbre e um drive único.
“Todas as vezes que eu escolhi ser o mais divertido do grupo, quando na verdade eu não queria escutar minhas dores ou procurar resolvê-las, o tema da letra vem muito disso”, conta.
Ouça aqui
Redes sociais: @joaomarcosbargas
Apartamento 41 – Carbônica
O último álbum lançado pela Carbônica traz 8 faixas, sete delas autorais e uma adaptada de um poema de Aline Fonseca. A partir de uma sonoridade potente, o álbum apresenta um rock brasileiro que não abriu mão de traços clássicos do gênero, mas que agora revelam-se atualizados numa subversiva tradução sonora.
Apartamento 41 traz um frescor não apenas nas composições e arranjos da Carbônica, como também no processo criativo dos dois músicos em si. Para Will, conceber um disco do zero em plena pandemia foi um desafio e tanto.
Ouça aqui
Redes sociais: @carbônicaoficial
“Ondas do Sistema” – Atrip
“Ondas do Sistema” resgata a musicalidade típica do Reggae. A letra traz à tona a filosofia, abordando a positividade sem deixar de lado as mazelas sociais e os entraves do sistema. Também citam a ancestralidade preta, que é característica do estilo musical de bases jamaicanas.
Ouça aqui
Redes sociais: @atripoficial / Site bandpage.com.br/atrip
“Alujá” – Baobá
O clipe de estreia de Baobá traz uma nova representação para a religiosidade africana, com referências afro futuristas e afirmação da identidade não-binária. O nome da música faz alusão à dança para Xangô, um dos orixás.
Na sonoridade, “Alujá” mergulha de cabeça nas amplas referências negras, tendo o Drum & Bass do Blues como base e o funk, afrobeat e tambor como tempero.
Veja o clipe aqui
Redes sociais: @baobaorin
“Floresça” – Miranda Caê e Jota.Pê
“Floresça é uma música que fala sobre uma relação da criatura com a sua criação, uma relação materna incondicional e profunda. Espero que vocês também de conectem”, conta Miranda Caê.
A música é bem sensível e delicada, um traço comum nas músicas de Miranda. Em ritmo de MPB, também traz um pouco de “forró tristinho”, com uma certa melancolia. O duo de vozes com o artista Jota Pê casa perfeitamente.
Ouça aqui
Redes sociais: Miranda Caê | Jota Pê
“Meu João da Dona Luiza” – Elis Lucas
Na nova canção, o ritmo calmo e sereno dá espaço à potência de voz de Elis. A música conta com letra sensível. Segundo o portal Guarulhos Cultural, a música homenageia o amigo e cantor João Marcos Bargas em novo single. Escrita em 2018 quando a mãe do João faleceu.
A música, produzida por Marcio Menechini, tem bateria de Rafael Costa, baixo de Vitor Sodré, guitarra de Augusto Cepillo, teclado de Stan Neves e percussão de Cristiane Araujo e de Rafael Carvalho, além de violão de Elís Lucas.
Link da música: ouça aqui
Redes sociais: @elislucas
“Pessoa” Gabriel Peri
“Pessoa” faz parte de uma sequência de lançamentos para 2021 e vem depois do álbum “Terra”. Com linguagem simples, a música traz mensagem de amor e liberdade, com trecho “Amar é saber esperar”. O ritmo envolvente coloca quem ouve em uma atmosfera leve e alto astral.
Link da música: ouça aqui
Redes sociais: @gabrielperioficial
“Colibiri” – Guardiano
Nesta MPB pop de contornos folkeados, Guardiano desponta na cena independente e autoral munido de seu violão e de uma poesia sincera e íntima, que conversa com a gente como aquele bom amigo de muitos anos. “Eu enxergo essa composição como um espírito aventureiro e livre. Almejo transportar o ouvinte para fora da ‘janela’, pois acredito que mais do que nunca estamos vivendo o anseio da liberdade coletiva, onde existe uma dor muito grande vinda do isolamento”, conta o artista.
Link da música: ouça aqui
Redes sociais: @guardianocantor
Os próximos lançamentos: salva na agenda!
Dia 30 de julho: Single “Notas Mentais” – Victor Cali e Letícia D’alma
Pré save da música – Clique e o seu tocador de músicas irá avisar quando a música tiver lançado: https://bfan.link/notas-mentais
Dia 31 de julho (às 20h): Show online – Carbônica
Para se inscrever no Youtube: carbonica – YouTube
Dia 06 de agosto: Clipe “Asas” – Renata Soul
Para se inscrever no Youtube: Renata Soul – YouTube
Dia 06 de agosto: Clipe “Sol da Manhã” – Mariá Música Livre
Para se inscrever no Youtube: Mariá Musica Livre – YouTube

Beatriz Mazzei é graduada em Jornalismo e moradora de Guarulhos, assessora de imprensa de cultura e entretenimento, repórter de temáticas sociais e de gênero, e escritora de contos, crônicas e poesias curtas.