30.5 C
Guarulhos
ter, 27 fev 2024
- PUBLICIDADE -
Início Site

Conselhos tutelares de Guarulhos atenderão em esquema de plantão nesta quarta-feira

0
Foto: Reprodução

Aqueles que precisarem acionar os conselhos deverão entrar em contato pelo telefone

Nesta quarta-feira (28) os conselheiros tutelares de todas as regiões de Guarulhos atenderão em esquema de plantão das 8h às 17h. Os profissionais estarão em uma reunião de treinamento e formação com os técnicos de atendimento da Secretaria da Saúde.

Aqueles que precisarem acionar os conselhos deverão entrar em contato pelos telefones abaixo:

Centro: (11) 99995-3918

Cumbica: (11) 98740-7963

São João: (11) 98740-7966

Pimentas I: (11) 99998-3827

Pimentas II: (11) 99964-0923

Taboão: (11) 99950-9556

Bonsucesso: (11) 97376-6435

Museu da Língua Portuguesa seleciona interessados em formação em arte digital e em pesquisar línguas africanas

0
Foto: Divulgação/Governo de SP

Selecionados vão receber bolsas para participar de encontros e desenvolver pesquisas sobre os dois temas ao longo deste ano

Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem dois editais abertos para selecionar interessados em estudar línguas africanas e em participar de uma formação em arte digital e projeção mapeada ao longo de 2024. Para desenvolver seus trabalhos no Museu, junto a pesquisadores e artistas, as pessoas selecionadas receberão uma bolsa de estudo. As duas iniciativas são oferecidas pelo Centro de Referência do Museu, que desenvolve pesquisas e atividades baseadas no acervo da instituição.  

O edital Línguas africanas e o português brasileiro vai selecionar duas pessoas que já concluíram a graduação ou algum curso de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado). Elas deverão desenvolver pesquisas acerca da curadoria de línguas africanas no Brasil presente no acervo do Museu. Tais línguas aparecem em uma série de experiências da exposição principal, como a linha do tempo Português do Brasil, que narra a formação da língua portuguesa falada no território brasileiro, destacando a influência de línguas como o quicongo, e o jogo interativo Palavras Cruzadas, onde é possível descobrir a origem de dezenas de termos de nosso vocabulário, muitos deles oriundos de línguas como o iorubá. As línguas africanas também serão o tema da próxima exposição temporária do Museu, a ser inaugurada em maio.  

As duas pessoas selecionadas receberão uma bolsa mensal de R$ 2.900, entre abril e dezembro de 2024. Ao longo desse período, serão acompanhadas pela área de pesquisa e documentação do Centro de Referência, que realizará encontros periódicos para supervisionar o andamento das pesquisas.  

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de março por meio do site do IDBrasil. Por lá, há todas as informações sobre o edital e os documentos exigidos.   

Já o edital Encontros dissidentes: o museu e a rua como laboratório artístico da palavra vai selecionar 12 jovens de 16 a 25 anos para participar de um programa de formação em arte digital, com foco na criação de trabalhos em vídeo mapping. As pessoas selecionadas receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 350. A seleção é voltada para estudantes de escolas das redes públicas estaduais ou municipais de ensino fundamental, médio ou técnico/profissionalizante. Concluintes de escolas públicas também podem se inscrever. 

O programa terá quatro módulos e abordará temas como as relações entre o Museu da Língua Portuguesa e seu entorno, a palavra da rua e a experiência audiovisual. Ao fim do percurso formativo, os participantes irão produzir e realizar uma projeção em vídeo mapping que será exibida no território em que o Museu se encontra (bairros da Luz, Santa Ifigênia, Bom Retiro e Campos Elíseos), em espaço a ser definido.  

As inscrições para o edital Encontros dissidentes: o museu e a rua como laboratório artístico da palavra abrirá no dia 29 de fevereiro e se estenderá até 15 de março. As informações completas estarão disponíveis no site do IDBrasil a partir do dia 29.  

SERVIÇO 
Edital de Pesquisa: Línguas africanas e o português brasileiro 
Inscrição até 7 de março 
Neste link 

Edital de Seleção – Encontros dissidentes: o museu e a rua como laboratório artístico da palavra 
Inscrição de 29 de fevereiro a 15 de março 
No site do IDBrasil 

Brasil se aproxima de 1 milhão de casos prováveis de dengue

0
Foto: Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados

Entre eles, 55,3% são de mulheres e 44,7% de homens

Desde o início de janeiro, o Brasil já registrou 920.427 casos prováveis de dengue. O país contabiliza ainda 184 mortes confirmadas pela doença e 609 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, neste momento, é de 453,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta terça-feira (27) pelo do Ministério da Saúde

Entre os casos prováveis, 55,3% são de mulheres e 44,7% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Já no ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (311.333). Em seguida aparecem São Paulo (161.397), Distrito Federal (98.169) e Paraná (94.361).

Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (3.484,8 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (1.515,8), Acre (828,7) e Paraná (824,6).

Mulheres que Cantam dá início às apresentações de 2024 dia 8 de março no Adamastor

0
Foto: Divulgação/PMG

Esta é a 28ª edição e celebra o Dia Internacional da Mulher

A primeira apresentação do ano do programa Mulheres que Cantam acontecerá no dia 8 de março no Teatro Adamastor, das 19h às 21h. Sempre na segunda sexta-feira do mês, o espetáculo gratuito trabalha a valorização de vozes femininas, reunindo artistas guarulhenses que apresentam suas músicas autorais ao público da cidade.

Esta é a 28ª edição e celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado também no dia 8. Com apresentação de Aline Rissuto, pianista, cantora e compositora, a edição contará com outras quatro participantes: Nanda Brandão, cantora e compositora formada em canto popular e regência coral pela Etec de Artes de São Paulo; Cecília Eugênio, que estuda canto há seis anos; Sandrika, que por meio da música conseguiu vencer a depressão; e Márcia Regina, poetisa e amante das letras e idiomas.

Os shows são gravados e disponibilizados semanalmente no canal do programa, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@mulheresquecantamgru.

Serviço

O Teatro Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Dez dicas de livros de autores de Guarulhos para você garimpar na Bienal

0
Imagem: Divulgação/PMG

Maior evento literário da cidade acontece de 15 a 24 de março no Espaço Inter

Dicas literárias são sempre bem-vindas, ainda mais quando o público leitor tem a oportunidade de encontrar seus escritores prediletos. Esta é uma das inúmeras expectativas para a 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos, maior evento literário da cidade e que acontece de 15 a 24 de março no Espaço Inter.

As obras destacadas buscam atender ao maior número de preferências e proporcionar oportunidade de imersão em narrativas cheias de imaginação, que muitas vezes transcendem as páginas e tocam a essência humana.

As dicas literárias podem ajudar a conhecer mais autores da cidade, mas o ideal é que os próprios leitores possam criar suas listas de favoritos e compartilhar com mais pessoas marcando a página da Bienal do Livro no Instagram (@bienaldolivrogru).

Para além das dez dicas abaixo, você também pode conferir todos os autores da cidade participantes da 3ª edição e suas obras disponíveis na Bienal neste link.

O Espaço Inter fica na avenida João Cavalari, 83, Vila Hermínia. O horário da Bienal será de segunda-feira a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 10h às 20h.

Vikings: Olho de Odin, de Eduardo Kasse

Durante a Bienal acontece a primeira sessão de autógrafos de Vikings: Olho de Odin, publicação do escritor e roteirista Eduardo Kasse lançada no ano passado pela Editora Draco. A HQ, que integra a coleção da saga Vikings com três quadrinhos, dois romances e um livro de contos, traz de volta os nórdicos em uma aventura com muito humor, batalhas e situações épicas. Hróaldr, Boors, Caolho e outros guerreiros, que acima de tudo são bons amigos, têm que descobrir a resposta para um grande mistério: como o olho de Odin, o senhor de Asgard, veio parar em Midgard, a morada dos homens?

Sete Lendas Urbanas de Guarulhos, de Elton Soares de Oliveira

O historiador e contista Elton Soares de Oliveira apresentará a obra Sete Lendas Urbanas de Guarulhos, financiada com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do Funcultura da Prefeitura de Guarulhos. Além desse trabalho, Elton traz ainda a coleção Guarulhos: Educação para uma Cidade sem Lixo, com cinco livros, contos fantásticos de história, geografia, cultura e meio ambiente de Guarulhos, além de um didático para professores.

Amores Impossíveis, de Edilaine Soares

O romance Amores Impossíveis, da escritora guarulhense Edilaine Soares, já é um sucesso de vendas entre leitores e seguidores da autora, sobretudo pelo alinhamento com os propósitos de vida da personagem Elisabete, que deseja encontrar um grande amor.

Mas Elisabete cresceu e se deu conta de que precisa sair de seu mundo de fantasias para viver a realidade da vida e descobre que os sapos não viram príncipes após o beijo e que o amor não é tão simples como sempre imaginou. Ela tem um longo caminho a percorrer para alcançar o que deseja, mas o destino é imprevisível e, muitas vezes, pode ser cruel.

Código 303, de Fátima Gilioli

Em Código 303 – Uma Reportagem sobre o Alcoolismo, a Doença da Negação, a jornalista e escritora Fátima Gilioli criou uma obra impressionante que reúne informações, ideias, experiências e sentimentos relacionados ao alcoolismo.

O livro traz depoimentos emocionantes, que revelam o sofrimento de quem é dependente e de quem sofre vivendo ao lado de um. São histórias de vida, de certa forma semelhantes, narradas por pessoas diferentes.

Minha Paixão com o Palmeiras, de Felipe Akamine Rodrigues

Se você gosta de futebol, mas não é, necessariamente, torcedor do Palmeiras, o livro Minha Paixão com o Palmeiras, do jovem escritor guarulhense Felipe Akamine Rodrigues, o Lipe, de oito anos, vai te encantar muito mais pela alegria em ver uma criança escrevendo com tanta dedicação do que pela torcida.

Lipe evidencia no livro aquela que, talvez, seja a principal função do esporte: a construção do caráter e resiliência a partir da vivência de diferentes situações.

Guarulhos: Olhares sobre Trabalho e Cotidiano, de Tiago Guerra e Ivan Canoletto

O historiador Tiago Guerra marca presença na Bienal com obras publicadas pela Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico: Guarulhos: Olhares sobre Trabalho e Cotidiano, de Ivan Canoletto e Tiago Guerra, Guia Histórico Cultural de Logradouros – Lugares e Memórias de Guarulhos, de Tiago Cavalcante Guerra, Bruno Leite de Carvalho e Marcelle Marques de Andrade, e Signos e Significados em Guarulhos, de Augusto César Maurício Borges e Elmi El Hage Omar (organizadores).

Anísia – Equilibrando as Tempestades, de Yve de Oliveira

Este livro escrito pela autora guarulhense Yve de Oliveira e ilustrado pelo seu filho Gustavo Luy, conta uma história que mostra ao público infantojuvenil a importância do autoconhecimento e da busca por ajuda quando a vida parece desafiadora demais.

Anísia era uma nuvem repleta de raios que há tempos vivia pesada, acreditando que a solidão era a sua única companhia. Um dia conhece Antônio, um amigo em forma de vento, que a ajuda com amorosidade no reconhecimento de si mesma e de suas emoções.

Poemas Tentativas, de Adriana de Jesus Almeida

Poemas Tentativas traz a poesia do cotidiano ou o cotidiano das poesias da poeta, escritora e educadora, como tentativas de casualidades e sentimentos que narram sua forma de ser e traduzir o mundo. O livro narra sua trajetória poética, literária e de vida, com poemas urbanos, charmosos, surpreendentes e com todo o encantamento de lirismo de Capitu.

Chão de Memória, de Ana Menicucci

A jornalista guarulhense Ana Menicucci faz um resgate em forma de poesia de imagens e histórias de gerações antigas das mulheres que fazem parte da família da autora. Uma homenagem à ancestralidade por meio de poemas memoriais que partem da subjetividade e alcançam o coletivo.

Dos Cortiços à Luz, de Renato Queiroz

O olhar fotográfico-poético de Renato Queiroz marca sua literatura. Nesse romance Renato fala da vida de Paco, personagem que sintetiza diversas pessoas que inspiraram o autor, sendo a maior delas sua avó, Dona Irene, filha de pai espanhol e moradora de um cortiço ocupado por migrantes no bairro do Carandiru. Em Guarulhos, ainda nos anos 1950, Dona Irene trabalhou como operária na antiga fábrica da Phillips e como enfermeira no Hospital Stella Maris. Dona Irene é uma pessoa anônima, mas ao mesmo tempo ilustre. Suas mãos foram umas das milhões que formaram a cidade como ela é, mas com a marca de sua individualidade, de seus valores de empatia, solidariedade e humanidade.

Novos Ecopontos serão inaugurados nos bairros Água Chata e Rosa de França

0
Foto: Divulgação/PMG

As obras de construção das unidades iniciaram nesta segunda-feira (26)

A Prefeitura de Guarulhos começou nesta segunda-feira (26) a construir novas unidades do Ecoponto nos bairros Água Chata e Rosa de França. Quando as obras forem finalizadas, daqui a cerca de 40 dias, a cidade contará com 35 unidades do serviço em que moradores podem entregar gratuitamente pequenos volumes de entulho, restos de podas de árvores e de jardins, madeiras, móveis velhos, pneus, colchões, eletroeletrônicos e recicláveis como vidro, papel, isopor, plásticos e metais.

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, explica que esse é mais um passo importante para ampliar a coleta seletiva e diminuir os descartes irregulares pelas ruas, praças e terrenos. “Com essas novas unidades ampliamos ainda mais esse serviço fundamental para ajudar a manter a cidade mais limpa para todos”, afirmou o gestor.

Na unidade Água Chata, localizada na rua Noraldino Alves de Lima, 122, servidores do Departamento de Manutenção e Conservação trabalham na construção da edificação de apoio com 25 m². Já no Jardim Rosa de França (rua Nestor Cabral) está sendo feita a adequação da edificação e a instalação de alambrados.

Todos os Ecopontos contam com servidores que orientam os usuários no descarte dos materiais. Os recicláveis recebidos são encaminhados a cooperativas de catadores, fortalecendo a coleta seletiva e a geração de emprego e de renda para cerca de cem famílias de Guarulhos. Endereços e outras informações podem ser acessados em www.guarulhos.sp.gov.br/ecoponto.

UNG abre 50 vagas para atendimento odontológico infantil 

0
Foto: Divulgação/UnG

Clínica-Escola também oferece orientações à prevenção de doenças bucais 

A Universidade Guarulhos (UNG) está com 50 vagas abertas para atendimentos odontológicos de crianças entre 5 e 11 anos em sua Clínica-Escola de Odontologia, no Centro de Guarulhos. São oferecidos tratamentos de raspagem, limpeza, extração, restauração e ortodontia infantil, por um valor acessível. As consultas são realizadas por estudantes do sétimo período da graduação, com supervisão de professores, todas às quintas-feiras, das 8h às 19h. 

Segundo a dentista responsável pela Clínica, Juliana Silva, os serviços oferecidos beneficiam a população e os universitários, pois iniciam um estágio. “Com a grande demanda de atendimentos, nossos alunos de Odontologia adquirem conhecimento e prática da profissão, se formando excelentes profissionais. Além disso, a Clínica disponibiliza orientação em prevenção a doenças bucais que atingem grande parte de nossos pacientes”, informa a especialista.   

Para fazer a inscrição, o responsável pela criança deve entrar em contato pelo número (11)2464-1668 (Whatsapp) ou comparecer à Clínica, no prédio S da UNG, na Ladeira Campos Sales, S/N. Além de procedimentos ao púbico infantil, também são oferecidos serviços para adultos e idosos. 

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 120 milhões

0
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília

As seis dezenas do concurso 2.693 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Caso apenas um apostador ganhe o prêmio principal, acumulado em R$ 120 milhões, e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 610 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet, no portal Loterias Caixa. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Dupla de Páscoa

A Dupla de Páscoa iniciou seu período de apostas nessa segunda-feira (26). O prêmio, estimado em R$ 30 milhões, será sorteado no dia 30 de março, sábado que antecede o Domingo de Páscoa. As apostas podem ser feitas nas lotéricas de todo o país com o volante do concurso especial.

Como nos demais concursos especiais, a Dupla de Páscoa não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores da quina do primeiro sorteio e, assim, sucessivamente, conforme as regras da modalidade.

Obras de construção do 3º Pet Eterno iniciam no Jardim Rosa de França

0
Foto: Jackson Argolo/PMG

A nova unidade funcionará no cruzamento das ruas Nestor Cabral e Manoel Augusto Gomes

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (26) a construção da terceira unidade do Pet Eterno, serviço de recebimento de corpos de animais domésticos. A nova unidade funcionará no Jardim Rosa de França (cruzamento das ruas Nestor Cabral e Manoel Augusto Gomes).

Para o secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, a ampliação do serviço vai ao encontro da necessidade das pessoas que, muitas vezes, têm seus pets como membros da família. “De novembro de 2022 a dezembro de 2023, mais de 5,7 mil animais entregues nas unidades Pet Eterno da Vila Rio de Janeiro e do Bonsucesso. A busca pelo serviço mostra que a população se preocupa em dar destinação correta ao amigo que fez a alegria da família por muitos anos”, afirma o gestor.

Os corpos dos animais de estimação entregues no Pet Eterno têm destinação ambientalmente adequada, evitando assim a contaminação do solo e da água. Um certificado de amizade e uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica são entregues aos tutores no momento da despedida.

Serviço

O Pet Eterno funciona todos os dias da semana, das 7h às 12h e das 13 às 19h, junto à Necrópole do Campo Santo (cemitério da Vila Rio de Janeiro), na avenida Benjamin Harris Hunnicutt,1509) e ao Cemitério Nossa Senhora de Bonsucesso (rua Dona Catharina Maria de Jesus, 708).

O corpo do animal deve estar embalado em saco plástico resistente de cor preta. Não são aceitos animais embalados em cobertores, tecidos ou caixas de papelão. O munícipe deverá apresentar documento com foto e comprovante de endereço. São considerados animais domésticos cachorros, gatos, pássaros, anfíbios, répteis, coelhos e roedores. Mais informações em www.guarulhos.sp.gov.br/pet-eterno.

Sagui-de-tufo-branco é resgatado sob risco de atropelamento na Via Dutra

0
Foto: Divulgação/PMG

Nesta segunda-feira (26) o sagui foi encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalharam em parceria neste domingo (25) para assegurar a proteção de um sagui-de-tufo-branco, localizado pela PRF no km 205 da rodovia Presidente Dutra com a iminência de ser atropelado caso não fosse resgatado.

A PRF capturou o animal e contatou a GCM, que se prontificou a receber o primata na Inspetoria Ambiental. Nesta segunda-feira (26) o sagui foi encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (Cras-PET) para cuidados médicos veterinários e posterior soltura assim que readaptado.

As equipes promovem diversas ações integradas com desfechos positivos no dia a dia, em diversos âmbitos.

“O conhecimento da Central 153 e da Inspetoria Ambiental é um diferencial em situações como essa. A PRF é uma grande parceira nas ações integradas de segurança pública, além de concorrer para a proteção da nossa fauna e flora”, afirmou o secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes.