24.8 C
Guarulhos
seg, 17 jun 2024
- PUBLICIDADE -
Início Site

Guarulhos já entregou 258 títulos de propriedade aos moradores do Jardim das Nações

0
Foto: Divulgação/PMG

A estimativa é que até o final do ano serão oito mil títulos de propriedade entregues à população

A Prefeitura de Guarulhos entregou no sábado (15) mais 53 títulos de propriedade aos moradores do Jardim das Nações, na região de Cumbica, que agora somam 258 títulos recebidos. Seis décadas marcam a história dos moradores do loteamento, que se iniciou com o processo administrativo em 1964 e, desde então, aguardavam pelo título de propriedade de suas moradias.

A cerimônia de entrega dos títulos aconteceu no CEU Cumbica e contou com a presença do prefeito Guti (PSD) e do deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado. “Muitas pessoas trabalharam para isso, um time coeso, que vem lá de trás se esforçando para que isso acontecesse. Agora, com esse título, ninguém mais tira a sua casa. Vocês construíram e agora é de vocês”, ressaltou Guti.

A Prefeitura de Guarulhos já entregou mais de quatro mil títulos por meio do GRU Legal, o maior programa de regularização fundiária da cidade, e até o final do ano serão oito mil títulos de propriedade entregues à população.

A moradora Sibele Pires de Ávila Caraça mora no Jardim das Nações há 39 anos e desde criança pôde ver o esforço de seus pais para construir uma moradia digna. Finalmente ela pode ter em mãos o documento oficial que dá segurança jurídica sobre o imóvel. “É muito bom que pessoas da vida pública enxergaram essa dificuldade e puderam dar essa condição para que a gente tenha o documento. A população precisa saber o que eles fazem. Porque ninguém sabe, e esse evento é uma oportunidade de contar o que foi feito, o que se conseguiu fazer e como as coisas funcionam. O sentimento agora é de muita felicidade”, declarou.

“Eu não tenho palavras para agradecer porque há mais de 40 anos esperamos por esse documento e nunca tivemos nem sequer uma promessa. É a minha vida que está aqui neste papelzinho”, disse a moradora Zenaide Pereira de Almeida. Sua vizinha, Ana Dirce Moreira Gomes, reforça que também esperou por esse tão sonhado documento há mais de 45 anos e que pensava que nunca iria conseguir ter o papel oficial de sua casa. “Eu, meu esposo e toda a minha família estamos felizes por estarmos recebendo esse documento. Agora a casa é minha de papel passado”.

Concurso Miss Guarulhos abre inscrições para a edição 2024

0
Foto: Nicollas Ornelas/PMG

Para concorrer, as participantes devem residir na cidade e ter entre 18 e 35 anos; inscrições vão até o dia 9 de agosto

A Prefeitura de Guarulhos abriu as inscrições para o concurso Miss Guarulhos 2024, que podem ser realizadas gratuitamente até o dia 9 de agosto pelo site turismo.guarulhos.sp.gov.br.

Todas as concorrentes deverão preencher os requisitos divulgados no edital 1/2024, que pode ser encontrado na página de inscrição ou clicando no link https://diariooficial.guarulhos.sp.gov.br/uploads/pdf/655130264.pdf.

Dentre as condições necessárias, é preciso residir em Guarulhos, ser do sexo feminino e ter idade entre 18 e 35 anos.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

UBS Paraventi passa a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira

0
Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

A nova sede é mais ampla e possui uma estrutura mais moderna

A Unidade Básica de Saúde Paraventi passa a funcionar em novo endereço nesta segunda-feira (17), na rua Monte das Oliveiras, 27, Jardim Leila. A mudança visa a aprimorar o atendimento, além de proporcionar mais espaço para pacientes e funcionários, pois a nova sede é de um local mais amplo e mais bem preparado para abrigar um serviço de saúde.

A nova unidade da UBS Paraventi tem 393,24 m² construídos. Sua estrutura física conta com dois consultórios odontológicos, expurgo, esterilização, dois consultórios de ginecologia, sendo um com sanitário para pessoas com necessidades especiais, uma sala de acolhimento, dois consultórios, uma farmácia para dispensação de medicamentos, uma sala de procedimentos e emergência, uma sala de vacina, uma de inalação e outra de curativos.

Para a diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde da Prefeitura, Amanda Loos Agra, essa é mais uma conquista para a saúde pública municipal de Guarulhos. “Essa mudança era necessária porque a estrutura anterior já não comportava o número crescente de pacientes e atendimentos. Estamos atentos ao aumento da demanda e temos o compromisso de garantir que cada cidadão tenha acesso a um atendimento de qualidade, com dignidade e respeito”, explicou.

Arraial no Bosque começa na próxima sexta-feira com diversas atrações

0
Foto: Nicollas Ornelas/PMG

A festa contará com um parque de diversões, barracas de brincadeiras tradicionais juninas e feira gastronômica

A festa junina oficial da cidade de Guarulhos, o Arraial no Bosque, terá início nesta sexta-feira (21) com atrações que prometem divertir os públicos de todas as idades. A primeira noite da grande festa será embalada ao som dos maiores sucessos do forró pé-de-serra com Sérgio Avellar & Flávio Costela Intrio. A apresentação tem início às 20h.

No sábado (22) à tarde é a vez da criançada curtir um show e tirar fotos com os personagens do Arraiá do Mickey a partir das 17h. A noite do sábado promete o melhor do rock and roll com o Bando do Raul recordando as canções irreverentes e provocativas do nordestino Raul Seixas. O show começa às 20h.

No domingo (23), a partir das 14h, a turma do Arraiá dos Amigos, festa beneficente que há 23 anos apoia instituições da cidade, promove um bingo social para arrecadar fundos. A apresentação musical do dia fica a cargo do cantor e compositor guarulhense Daniel Petrella, que sobe ao palco às 19h.

Ao longo dos três dias, em intervalos entre as apresentações e eventos, o DJ Flavinho, da Band FM, comanda a festa, tocando muito forró, piseiro, sertanejo universitário e sertanejo raiz, fazendo brincadeiras no palco e coordenando o correio elegante falado.

Para obter mais informações acesse o Instagram @arraialnobosque e as redes sociais oficiais da Prefeitura de Guarulhos.

Um mês de atrações

O Arraial no Bosque tem início na sexta-feira e se estende até 21 de julho (domingo). A festa contará com um parque de diversões, barracas de brincadeiras tradicionais juninas e feira gastronômica. Durante a semana as atrações funcionam das 16h às 22h e aos finais de semana das 11h às 22h.

Agentes da da EDP atendem a população do Jardim Centenário de 19 a 25 de junho

0
Foto: Divulgação/EDP

Os Agentes são técnicos do projeto Boa Energia na Comunidade, desenvolvido pela EDP, que fazem visita porta a porta prestando orientações

Moradores do Jardim Centenário, em Guarulhos receberão, de 19 a 25 de junho, a visita dos Agentes da Boa Energia da EDP para informações sobre o uso consciente da energia, acesso a Tarifa Social, além da substituição de lâmpadas de maior consumo por LED, de forma gratuita. Os técnicos da distribuidora de energia do devem realizar, durante o período, o atendimento a mais de 1.600 clientes da região.

Os Agentes são técnicos do projeto Boa Energia na Comunidade, desenvolvido pela EDP, que fazem visita porta a porta nas regiões de atuação da Companhia. Os moradores recebem orientações sobre economia de energia e a possibilidade de cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que permite desconto de até 65% na fatura, além de informações sobre a renegociação de eventuais débitos com a Concessionária com condições diferenciadas. Além disso, cada família tem direito de substituir até 5 lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, duráveis e sustentáveis.

A iniciativa da EDP faz parte do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e visa auxiliar de forma efetiva na redução do consumo de energia elétrica de famílias de baixa renda, já que a iluminação, dependendo dos hábitos de uso, pode representar cerca de 10% da conta de energia de uma residência. Além disso, a mudança de simples hábitos pode trazer ganhos significativos na redução do consumo. Vale destacar que as lâmpadas arrecadadas a partir da substituição são encaminhadas para o descarte ecologicamente correto.

Tarifa Social de Energia

O programa do Governo Federal concede um desconto para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados como de baixa renda. O benefício varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês) e é aplicado somente a uma unidade consumidora por família. O cadastro e mais detalhes também estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial.

A atualização cadastral para começar a receber o benefício também pode ser realizada pelo portal da EDP, www.edp.com.br/tarifasocial, pelo WhatsApp (11) 93465-2888 ou por meio do 0800 721 0123, informando o número da instalação e os dados referentes ao CadÚnico. Com a validação das informações, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura. Vale lembrar que para o recebimento do benefício não é obrigatório o membro familiar ser o titular da conta de energia, basta apenas informar o vínculo com o imóvel.

SERVIÇO

Visita dos Agentes da Boa Energia da EDP

  • Guarulhos
  • Jardim Centenário
  • Data: 19 a 25 de junho

Curso gratuito de informática recebe inscrições até 15 de julho em Guarulhos

0
Foto: Divulgação

Para participar é necessário ter mais de 16 anos e morar na cidade; as aulas serão presenciais, a partir de 22 de julho

A Prefeitura de Guarulhos receberá até o dia 15 de julho as inscrições para 40 vagas no curso de informática. Os interessados devem acessar o site www.qualificasp.sp.gov.br e preencher o formulário disponível. A formação é oferecida por meio de parceria com programa Qualifica SP, do governo estadual.

Para participar é necessário ser alfabetizado, ter mais de 16 anos e morar em Guarulhos. As aulas serão presenciais, a partir de 22 de julho, no CTMO, instalado na avenida Antônio Iervolino, 225, Vila Augusta.

Aqueles que tiverem dificuldade em realizar a inscrição pelo site podem obter auxílio na Secretaria do Trabalho de Guarulhos pelos telefones (11) 2475-9724, (11) 2475-9725, (11) 2475-9728, (11) 2425-2847 ou (11) 2472-6940.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação dos candidatos selecionados será feita pelo e-mail cadastrado na inscrição.

Inscrições para atividades de férias nos CEUs de Guarulhos iniciam na próxima semana

0
Foto: Divulgação/PMG

As atividades recreativas são gratuitas e acontecem entre os dias 10 e 23 de julho; saiba como participar

A partir da próxima segunda-feira (24) a Prefeitura de Guarulhos abre as inscrições para o projeto Férias nos CEUs, com atividades recreativas e gratuitas que acontecem nos CEUs e em espaços educacionais da cidade entre os dias 10 e 23 de julho. As crianças terão a oportunidade de aproveitar uma programação especial durante um dos meses mais divertidos do ano.

Desenvolvida pelo programa Mais Futuro, a ação tem como tema “Férias nos CEUs – Agora é hora de brincar!” e vai oferecer atividades como brincadeiras, gincanas e oficinas durante o período da tarde para crianças entre quatro e 12 anos com o objetivo de estimular o convívio social, a autonomia e a integração.

Para participar é necessário realizar a inscrição presencialmente a partir da próxima segunda-feira (24), das 8h às 17h, em um dos espaços educacionais da cidade. Os pais ou responsáveis pela criança devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Nos CEUs o atendimento diário será para até cem crianças por unidade, das 13h às 17h, com distribuição de refeições gratuitas aos participantes. Para a segurança e a diversão das crianças, nas atividades recreativas os pequenos serão acompanhados por professores e recreadores. Durante esse período de férias, nos 13 CEUs da cidade e no Cemear serão oferecidas aulas abertas para toda a comunidade.

Já nos parques Júlio Fracalanza e Chico Mendes o público poderá usufruir de diversas atividades gratuitas e de aulas abertas para toda a comunidade. No Júlio Fracalanza a pista de bicicleta permanecerá aberta para as ações de educação no trânsito. Já no parque Chico Mendes o roteiro ambiental estará em funcionamento durante todo o período de férias.

Consulte a grade de modalidades e as aulas na unidade mais próxima do CEU, cujos endereços podem ser verificados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/centros-de-educacao-unificados-ceus.

O parque Júlio Fracalanza fica na rua Joaquim Moreira, s/nº, Vila Augusta. Já o parque Chico Mendes está localizado na avenida José Miguel Ackel, 1.100, Vila Izabel.

Confira as próximas etapas do vestibular das Fatecs para o segundo semestre

0
Foto: Divulgação/CPS

Consulta aos locais de prova será liberada no dia 26, a partir das 15h; exame será aplicado no dia 30, às 13h, em todo o estado de São Paulo

No próximo dia 26 de junho, o candidato do Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) para o segundo semestre poderá conferir o local em que fará a prova do processo seletivo. A informação ficará disponível no site www.vestibularfatec.com.br, a partir das 15h. O exame será aplicado em 30 de junho, às 13h.

O Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as Fatecs, oferece para o processo seletivo 14.406 vagas em cursos superiores de tecnologia gratuitos. Outras 5.109 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista. No total, são 19.515 vagas para a formação profissional gratuita de nível superior. Com currículos constantemente atualizados, são mais de 90 opções de cursos alinhados às atuais demandas do mercado de trabalho.

Programe-se para as próximas etapas do processo seletivo das Fatecs:

  • 26 de junho, a partir das 15h: divulgação dos locais de prova
  • 30 de junho, às 13h: prova do Vestibular das Fatecs
  • 1º de julho, a partir das 15h: publicação do gabarito oficial
  • 15 de julho, a partir das 15h: publicação da classificação geral e convocação da primeira chamada

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Governo de SP prorroga vacinação contra a paralisia infantil até o final de junho

0
Foto: Divulgação/MS

Imunização é principal forma de prevenção contra doença para menores de 5 anos

O Governo de São Paulo prorrogou, por meio Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o final de junho para os 645 municípios. O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos. Já as menores de 1 ano, será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado estão abertas desde 27 de maio para imunizar os pequenos contra a paralisia infantil.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Foram aplicadas, no estado, 185.247 doses até o dia 12 de junho, de acordo com dados da SES. Com a prorrogação da campanha, o objetivo é que a cobertura vacinal seja ampliada.

“A prorrogação é de extrema importância para incentivar que mais pais e responsáveis levem as crianças para se vacinar. Reforçando a imunização e seguindo o calendário vacinal, evitamos a reintrodução de doenças erradicadas no país, como a poliomielite”, afirma a Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang.

A campanha faz parte do processo de mudança do esquema vacinal das crianças, que se deve às conquistas obtidas no processo de interrupção do poliovírus no Brasil. A pólio selvagem está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.

“Desde a erradicação da doença, os órgãos de saúde vêm se empenhando para a manutenção dos indicadores, além da vigilância ativa para busca de casos de paralisia flácida aguda para que o Brasil se mantenha livre da doença. Para isso, é necessário também que os pais contribuam para manter esse quadro e elevar as coberturas vacinais”, alerta a especialista.

Quais os sintomas da doença?

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas, similares a outras doenças virais, como:

  • Febre
  • Mal-estar
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta e no corpo
  • ⁠Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)
  • Constipação (prisão de ventre)
  • Espasmos
  • Rigidez na nuca
  • Meningite

Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

0
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Valores variam conforme número de dias trabalhados no ano-base 2022

Cerca de 4,26 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em julho e agosto podem sacar, a partir desta segunda-feira (17), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

Ao todo, o governo vai liberar R$ 4,5 bilhões, dos quais R$ 3,9 bilhões para o PIS e R$ 613 milhões para o Pasep. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep. Os pagamentos ocorrem de 15 de fevereiro a 15 de agosto.

Neste mês, o pagamento continua a ser antecipado aos trabalhadores do Rio Grande do Sul nascidos de setembro a dezembro que regularizaram a situação após 15 de maio.  Serão beneficiados 3.109 trabalhadores com recursos de cerca de R$ 3,5 milhões. Em maio, 756.121 trabalhadores do estado, afetado pela enchente, tiveram o pagamento antecipado.

Neste ano, cerca de R$ 27 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2024 será pago a 24,87 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,98 milhões trabalham na iniciativa privada e receberão o abono do PIS e 2,89 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep. O saque começará nas datas de liberação dos lotes e acabará em 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.

Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre por meio de crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode fazer a transferência via TED para conta de sua titularidade nos terminais de autoatendimento, no portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.