13.9 C
Guarulhos
dom, 29 maio 2022
- PUBLICIDADE -
Início Site

Taxa de Preservação Ambiental é aprovada em definitivo na Câmara

0
Foto: Karina Yamada

Medida segue para a sansão do prefeito Guti (PSD), que prometeu o fim da taxa do lixo com a nova cobrança

Na manhã desta sexta-feira (27), durante sessões extraordinárias realizadas no plenário da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram em primeira e segunda votações um projeto de autoria da Prefeitura instituindo a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), a ser cobrada das companhias aéreas que operam na cidade. 

Foram 24 vereadores votaram favoráveis, enquanto outros 07 parlamentares deram votos contrários a medida. Com isso, a medida que visa compensar os impactos ambientais causados por aeronaves que pousam e decolam do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Cumbica, segue para a sansão do prefeito Guti (PSD), que prometeu o fim da taxa do lixo com o início da nova cobrança.

O valor da TPA corresponde a 3 UFGs (Unidades Fiscais de Guarulhos) para cada tonelada de peso total da aeronave, incluindo peso do combustível, carga, passageiros e bagagens.

Em debate sobre o projeto, encaminharam votação favorável o vice-líder do Governo, Geraldo Celestino (PSC), Jayme Junior (Republicanos) e Lauri Rocha (PSD). Todos ressaltando a necessidade de que os impactos ambientais causados pelas operações no aeroporto precisam ser compensados.

Os parlamentares que apresentaram argumentos contrários ao projeto foram Edmilson (PSOL), Dr. Laércio Sandes (União Brasil) e Janete Rocha Pietá (PT). Ainda durante as discussões, outros vereadores da oposição também criticaram a cobrança, entre eles Leandro Dourado (PDT), Marcia Taschettie Lucas Sanches do (PP), Prof. Rômulo Ornelas e Maurício Brinquinho (PT).

Moção de repúdio

No início da sessão, o vereador Edmilson apresentou uma moção de repúdio à Lei Municipal n° 7.938, de 28/09/2021, que institui a Taxa de Resíduos Sólidos (TRS), conhecida na cidade como “taxa do lixo”. Diversos parlamentares utilizaram a tribuna para se manifestar favoravelmente à moção e criticara cobrança do tributo, cuja primeira parcela ou cota única vence neste sábado (28). São eles: Dr. Laércio Sandes (União Br.); Leandro Dourado (PDT); Lucas Sanches e Marcia Taschetti (PP); Janete Rocha Pietá, Prof. Rômulo Ornelas e Maurício Brinquinho (PT).

Está prevista para a próxima segunda-feira (30) a deliberação do PL 1465/2022, de autoria do vereador Edmilson, que propõe a revogação da Taxa de Resíduos Sólidos. Se aprovado em plenário, o projeto será encaminhado às Comissões para emissão de pareceres e, na sequência, ser submetido à votação dos parlamentares.

Corrida e Caminhada do Batom acontecem neste domingo em Guarulhos

0
Foto: Divulgação/PMG

Outras atrações estarão disponíveis dentro do Bosque Maia, como parede de escalada, massoterapia, aula de zumba, música ao vivo e aferição da pressão arterial

A 20ª edição da Corrida e Caminhada do Batom acontece neste domingo (29), com início às 8h na avenida Paulo Faccini, altura da entrada do Bosque Maia. O evento, promovido pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e organizado pela empresa Namastê, tem por objetivo despertar o interesse do público feminino para a prática de atividades físicas, além de melhorar a saúde e a qualidade de vida.

A entrega dos kits da corrida será realizada, impreterivelmente, no sábado (28), das 10h às 16h, no Outlet Só Marcas, na rodovia Presidente Dutra, km 222,3 (após o laboratório Aché), e será condicionada à entrega de 1 kg de alimento não perecível. O kit da caminhada deverá ser retirado no próprio dia do evento, das 6h às 7h30, na Tenda Multiuso do Bosque Maia, também mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

As interessadas que não conseguiram realizar a inscrição poderão participar dos eventos, bastando comparecer no dia e horário. Vale lembrar que a corrida tem a cor rosa como predominante. Assim, a Prefeitura convida todas as participantes a comparecerem vestindo essa cor.

Além da corrida e da caminhada, há outras atrações na arena dentro do Bosque Maia, onde terá uma parede de escalada, massoterapia, aula de zumba, música ao vivo e aferição da pressão arterial.

Bosque Maia recebe estudantes para trilhas de educação ambiental

0
Foto: Divulgação/PMG

Jovens aprenderam atitudes sustentáveis, como a separação de resíduos recicláveis

Nesta sexta-feira (27) alunos da Escola Estadual Lydia Kitz Moreira participaram da trilha de práticas sustentáveis no Bosque Maia. A turma de  jovens estudantes aprendeu atitudes sustentáveis, como a separação de resíduos recicláveis, e visitou as estações de captação de energia solar e de água da chuva, o telhado verde, o ponto de entrega voluntária de recicláveis, a área de compostagem, o minhocário e o viveiro educador, onde são produzidas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica utilizadas na arborização da cidade.

Outras turmas da escola participaram dessa mesma atividade nesta segunda e quarta-feira (dias 23 e 25) e, na próxima terça-feira (31), será a vez dos alunos do Senac Guarulhos.

Semana do Brincar

Ao longo desta terça e quinta-feira (dias 24 e 26) alunos do ensino fundamental da Escola da Prefeitura de Guarulhos Capitão Gabriel José Antônio estiveram no Bosque Maia para visitar as colmeias de abelhas sem ferrão que moram no parque e também para aprender sobre a importância desses animais para a reprodução das plantas. A atividade fez parte da Semana Mundial do Brincar, campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância da brincadeira na infância. 

Também nesta quinta-feira (26) alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dessa EPG participaram da trilha noturna no bosque, oportunidade para conhecer o parque de um modo diferente do habitual e também alguns animais de hábitos noturnos, como corujas e morcegos frugíveros.

Para participar das atividades de educação ambiental no Bosque Maia basta agendar pelo telefone 2475-9843, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Retorno do programa Viola Viva terá com homenagens a Áurea Fontes

0
Imagem: Divulgação/PMG

O evento tem entrada gratuita, classificação livre e acontece no Teatro Nelson Rodrigues

No próximo domingo (29), às 16h, nomes consagrados da música sertaneja raiz se reúnem no Teatro Nelson Rodrigues, na Vila Galvão, para a retomada do programa Viola Viva, tradicional encontro do gênero com apresentação da radialista Maria José e do músico Potiguar Bloch. O evento tem entrada gratuita e classificação livre.

Esta edição do Viola Viva presta homenagem à idealizadora do programa, Áurea Fontes, que faleceu em maio do ano passado. Além de oferecer agradáveis tardes de domingo, o evento também promove o encontro de grupos, duplas de violeiros da cidade e convidados.

Participam desta edição os violeiros Zé Rubens & Nascimento, Vera Bianca, Nilton & Tony Silva, Zé do Fole, Duo Sol de Verão, João Garcia & Zenon, Tony Sobrinho, Beira Mar & Valéria, Mineli & Rouxinol, entre outros.

Áurea Fontes

Produtora cultural, cantora, compositora, apresentadora e coordenadora do programa Viola Viva, Áurea se notabilizou por seu trabalho em favor da música e da cultura sertaneja tradicional. Áurea foi funcionária da Secretaria da Cultura de Guarulhos, responsável pela criação da Sala do Sertanejo do Museu Histórico de Guarulhos, que reunia acervo sobre a cultura e a música caipira, depois denominada Sala Tonico e Tinoco.

Em 1995 ela criou o programa Viola Viva, transmitido ao vivo para todo o Brasil pela Rádio Tupi AM. Em 1998 o Viola Viva passou a acontecer no Auditório Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, e, anos depois, no Teatro Nelson Rodrigues, na Vila Galvão.

Mesmo após o afastamento de Áurea do Viola Viva para tratamento de saúde, a Secretaria de Cultura deu continuidade ao projeto no Nelson Rodrigues com a apresentadora Maria José por longas e saudosas tardes de domingo, todas elas em homenagem à cantora. Em 2019, Áurea Fontes recebeu o título de cidadã guarulhense.

O Teatro Nelson Rodrigues fica na rua dos Coqueiros, 74, Vila Galvão.

“Todos querem arrancar pontos do Flamengo” diz atacante Vinícius Caveira sobre campanha do Corvo no Paulistão

0
Foto: Lolê Fotografia

Centroavante guarulhense falou da invencibilidade do Flamengo no primeiro turno do Paulistão

Prestes a iniciar o returno da Primeira Fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o Flamengo de Guarulhos mostra bons números até agora. Com a quinta melhor campanha geral do Paulistão, somando 11 pontos, o Corvo guarulhense não sabe o que é perder, já que em 5 jogos, tem 3 vitórias e 2 empates.

O atacante guarulhense Vinícius Caveira falou sobre a boa campanha do Flamengo neste primeiro turno do Paulistão e da invencibilidade conquistada até o momento.

“Fizemos um ótimo primeiro turno e muitas equipes do campeonato gostariam de ter estes números que conquistamos, com a quinta melhor campanha e invictos. É visível que toda equipe que vai jogar contra o Flamengo sempre dá um pouco mais do que vem mostrando, isso mostra o quanto nosso time é qualificado, todos querem arrancar pontos do Flamengo”, disse.

Caveira também fala da dificuldade que espera nestes cinco jogos que restam da Primeira Fase. Líder do Grupo 5 do Paulistão com 11 pontos, mas seguido do vice-líder, Manthiqueira, com 10, e apenas dois pontos do terceiro colocado, Joseense, que soma 9, o Flamengo de Guarulhos, para o atacante, passa a ser cada vez mais visado e um dos times a ser  batido na competição.

“Seremos mais visados devido aos resultados positivos, aos números conquistados e a liderança do grupo. Precisamos analisar o que podemos melhorar para fazer o segundo turno melhor ainda, seguir líder e continuar em busca do acesso”, finaliza o guarulhense do Jardim Lenize.

Vinícius Caveira estará em campo novamente com a camisa do Corvo neste sábado (28), às 15 horas, diante do União Mogi, no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, pela sexta rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Levantamento do CIESP Guarulhos aponta deputados que enviaram recursos para a região

0
Foto: Divulgação/CIESP

Saiba quem são os parlamentares que hoje representam o município na política federal e estadual

A Diretoria Regional do CIESP Guarulhos – que abrange também as cidades de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel – fez um levantamento das emendas parlamentares por meio das quais deputados federais e estaduais destinaram recursos para a região.

O objetivo da entidade é prestar um serviço aos industriais associados, bem como à sociedade. Afinal de contas, neste ano de 2022 teremos novamente eleições para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa de São Paulo, além dos processos de escolha para presidente, governador e senadores.

“O intuito é contribuir com subsídios para que a escolha dos eleitores tenha mais embasamento. A cada eleição sentimos a necessidade de amadurecer nossa democracia. E cabe a todos nós, eleitores, tomarmos nossas decisões com base em dados concretos, como são as emendas parlamentares enviadas por deputados estaduais e federais”, explica o diretor titular do CIESP Guarulhos, Maurício Colin.

Para o levantamento, o CIESP Guarulhos considerou as emendas parlamentares feitas pelos deputados durante o exercício do mandato atual, iniciado em 2019. Das emendas estaduais, foram considerados os recursos destinados para a região a partir de 2020.

Busca ativa

Para a elaboração do levantamento, o CIESP Guarulhos enviou ofícios e fez telefonemas para nove deputados federais e estaduais com base eleitoral na região (diretamente ou por meio de seus assessores). Apesar da busca ativa, apenas seis parlamentares responderam aos questionamentos da entidade.

“Algumas respostas foram mais precisas, com clareza dos valores e destinos dos recursos. Outras, porém, foram mais genéricas e pouco objetivas, o que obrigou a entidade a buscar mais informações em outras fontes oficiais”, lamentou Colin. “Isso sem contar os deputados que não responderam. Penso ser muito importante que os parlamentares prestem contas de seus trabalhos nas Casas Legislativas. Considero isso um dever, e não um favor”.

O CIESP Guarulhos considerou as respostas recebidas e buscou dados nos sites da Câmara Federal, Painel Parlamentar, Plataforma + Brasil, Portal da Transparência e da Casa Civil do Estado de São Paulo.

O que são as emendas parlamentares?

As verbas que são destinadas pelas emendas parlamentares são importantes para a operacionalização da saúde, aquisição de equipamentos, pavimentação de ruas, para o fomento da cultura, funcionamento de instituições sociais, dentre muitas outras necessidades dos municípios. Apresentar emendas para cidades de sua escolha é apenas uma das funções dos deputados.

É importante destacar que, a partir de 2015, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União estabeleceu o orçamento impositivo para as emendas parlamentares individuais, no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista em cada ano, sendo metade deste percentual destinada à saúde.

De maneira geral, os parlamentares alocam esses recursos públicos para cumprir compromissos políticos assumidos durante o mandato, tanto junto aos municípios quanto a instituições pelas quais atuam politicamente.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a dinâmica é igual. Os deputados estaduais podem indicar governos municipais e entidades da sociedade civil que executam políticas públicas para receber recursos orçamentários, diretamente ou mediante a celebração de convênios.

O que difere é o montante de recursos reservados na Constituição paulista, que corresponde a 0,3% da receita corrente líquida do Estado, prevista para o ano corrente. Assim como no nível federal, no estado os deputados são obrigados a destinar 50% do montante demandado a políticas da saúde.

EMENDAS* ENVIADAS POR DEPUTADOS FEDERAIS (de 2019 a maio de 2022)

*individuais

Para Guarulhos

  • Eli Corrêa Filho (União Brasil) – R$ 4.120.000,00
  • Alencar Santana (PT) – R$ 4.109.171,00
  • Dr. Sinval Malheiros (Podemos) – R$ 3.500.000,00
  • Herculano Passos (Republicanos) – R$ 3.000.000,00
  • Gilberto Nascimento (PSC) – R$ 2.954.881,22
  • Ivan Valente (PSOL) – R$ 2.447.892,00
  • Carlos Zarattini (PT) – R$ 2.284.000,00
  • Roberto de Lucena (Republicanos) – R$ 2.150.000,00
  • Kim Kataguiri (União Brasil) – R$ 1.937.934,00
  • David Soares (União) – R$ 1.481.104,00
  • Maria Rosas (Republicanos) – R$ 1.250.000,00
  • Bancada paulista – R$ 2.545.162,00

Para Mairiporã

  • Carla Zambelli (PL) – R$ 4.780.811,00
  • Júnior Bozzella (União Brasil) – R$ 2.500.000,00
  • Roberto de Lucena (Republicanos) – R$ 700.000,00
  • Márcio Alvino (PL) – R$ 100.000,00

Para Arujá

  • Júnior Bozzella (União Brasil) – R$ 5.000.000,00
  • Marco Bertaiolli (PSD) – R$ 2.125.000,00
  • Roberto de Lucena (Republicanos) – R$ 1.551.960,00
  • Márcio Alvino (PL) – R$ 1.400.000,00
  • Alencar Santana (PT) – R$ 1.039.993,00
  • Eli Corrêa Filho (União Brasil) – R$ 1.000.000,00
  • Gilberto Nascimento (PSC) – R$ 500.000,00

Para Santa Isabel

  • Roberto de Lucena (Republicanos) – R$ 1.446.519,00
  • Marco Bertaiolli (PSD) – R$ 1.224.951,00
  • Policial Katia Sastre (PL) – R$ 480.000,00
  • Eli Corrêa Filho (União Brasil) – R$ 300.000,00
  • Relatoria Geral – R$ 1.349.456,00

Total de recursos demandados por deputados federais, incluindo verbas com impedimento técnico:

  • Guarulhos – R$ 29.631.608,96
  • Mairiporã – R$ 13.843.584,00
  • Arujá – R$ 7.793.000,00
  • Santa Isabel – R$ 4.414.456,00

EMENDAS* ENVIADAS POR DEPUTADOS ESTADUAIS (de 2020 a maio de 2022)

*individuais

Para Guarulhos

  • Jorge Wilson Xerife (Republicanos) – R$ 6.217.000,00
  • Coronel Telhada (PP) – R$ 900.000,00
  • Delegado Olim (PP) – R$ 800.000,00
  • Caio França (PSB) – R$ 650.000,00
  • Arthur Mamãe Falei (União Brasil) – R$ 500.000,00
  • Daniel Soares (União Brasil) – R$ 500.000,00
  • Isa Penna (PC do B) – R$ 500.000,00
  • Major Mecca (PL) – R$ 500.000,00

Para Mairiporã

  • Jorge Wilson Xerife (Republicanos) – R$ 1.600.000,00
  • Márcio Nakashima (PDT) – R$ 1.450.000,00
  • Maurici (PT) – R$ 1.350.000,00
  • Conte Lopes (PL) – R$ 805.000,00
  • Marcos Damásio (PL) – R$ 800.000,00

Para Santa Isabel

  • Rodrigo Gambale (Podemos) – R$ 600.000,00
  • Jorge Wilson Xerife (Republicanos) – R$ 350.000,00

Para Arujá

  • André do Prado (PL) e Jorge Wilson Xerife (Republicanos) – R$ 500.000,00
  • Alex de Madureira (PSD) – R$ 350.000,00
  • Rodrigo Gambale (Podemos) – R$ 300.000,00

Total de recursos demandados por deputados estaduais, incluindo verbas com impedimento técnico:

  • Guarulhos – R$ 9.890.000,00
  • Mairiporã – R$ 6.508.657,50
  • Santa Isabel – R$ 2.625.307,00
  • Arujá – R$ 1.390.000,00

Coletivo Kinoférico exibe quatro curtas no Arquivo Histórico de Guarulhos

0
Foto: Divulgação/PMG

A entrada é gratuita e a classificação dos filmes, livre

Nesta sexta-feira (27), às 19h, o coletivo Kinoférico exibe quatro filmes e promove um bate-papo com cineastas no Arquivo Histórico Municipal Araci Borges Dias Martins. A entrada é gratuita e a classificação dos filmes, livre.

Dentre as obras exibidas estão os curtas Lúcida (2016), Kairo (2018) e Entre Nós e o Mundo (2019), produções cinematográficas realizadas pela Ira Negra Filmes. A exibição conta ainda com a pré-estreia do novo curta-metragem do coletivo Kinoférico, Contando Aviões, resultado de projeto aprovado pelo FunCultura com recursos da Lei Aldir Blanc.

Sob mediação do cineasta, educador e historiador André Okuma, após a exibição acontece bate-papo com o cineasta Fabio Rodrigo, fundador da Ira Negra Filmes, e com o videomaker e educomunicador Nelson Simplício, um dos membros do coletivo.

O Arquivo Histórico Municipal Araci Borges Dias Martins integra o complexo do Centro Municipal de Educação Adamastor e fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

São Paulo recebe primeira edição da Bienal do Lixo

0
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (27), o Parque Villa Lobos, na zona oeste da capital paulista, recebe a primeira edição da Bienal do Lixo de São Paulo, projeto cultural que reúne obras de arte feitas a partir de material de descarte, intervenções artísticas, oficinas, mostra de cinema, palestras e painéis sobre o tema. O evento prossegue até o dia 5 de junho, com o objetivo de estimular o diálogo sobre as relações do homem com o meio ambiente. A cerimônia de abertura ocorreu na noite de ontem (26).

Organizado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com as agências culturais La Mela e Usina, a Bienal do Lixo ocupará área de 3 mil metros quadrados no parque Villa Lobos, onde estarão instaladas as obras dos artistas, que representam exemplos de transformação. Na mesma área haverá seis cúpulas explorando o tema sob diferentes pontos de vista. Entre os artistas participantes estão Bordalo II, Ca Cau, Jota Azevedo, Carmem Seibert, Jorge Solyano, Rafael Zaca, Valter Nu, Leo Piló, Afonso Campos, Ubiratan Fernandes e Luê Andrade.

Nas oficinas artísticas e painéis, as empresas e organizações mostrarão suas ações, processos e modelos de negócio para reduzir o impacto ambiental. A Mostra de Cinema, que acontece na Biblioteca Parque Villa Lobos, exibirá filmes sobre arte, meio ambiente e sustentabilidade. Já os Painéis de Diálogos abordarão temas como logística reversa, economia circular, consumo consciente, educação ambiental, energias renováveis, gestão de resíduos, além de assuntos que possam colaborar com a política ambiental do país.

Ao mesmo tempo, como parte da programação da Bienal, será realizada de 1º a 3 de junho, das 10h às 17h30, o 13º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, na biblioteca do parque. Pela primeira vez em São Paulo, o encontro abrangerá discussões desde estudos acadêmicos até  visões governamentais e empresariais sobre o tema.

A diretora executiva da Bienal do Lixo, Rita Reis, ressaltou que a proposta é promover novos olhares e abordagens sobre os desafios para a preservação ambiental por meio da arte e cultura, ampliando o diálogo com a sociedade e todos os setores. “Acreditamos que a arte tem o poder de causar impacto nas pessoas, promover a reflexão, levar a uma transformação íntima e a mudanças de hábito que atingem diretamente o meio ambiente. Também acreditamos que a responsabilidade com o lixo e o meio ambiente é compartilhada entre poder público, sociedade e empresas.”

A artista plástica Carmem Seibert vai participar com obras feitas com garrafas de vidro fundido, inspiração que surgiu após um acidente de carro e cujo objetivo é chamar a atenção para o consumo de álcool e os riscos de acidentes de trânsito, além de mostrar que é possível fazer qualquer arte com as garrafas. Para ela, a Bienal do Lixo é uma forma de mostrar às pessoas o valor do material que é descartado.

“A garrafa de vidro é o material que tem a pior cotação no mercado dos recicláveis e, com o meu trabalho, posso mostrar que é possível fazer qualquer coisa com as garrafas de vidro. É possível fazer bijuterias, mosaico. Dessa forma, estou dando minha contribuição como artista porque as pessoas ficam maravilhadas com o que se consegue fazer”.

A Bienal do Lixo funciona das 10h às 18h, com todas as atividades abertas ao público e gratuitas, além de medidas de acessibilidade. Para ver a programação completa basta acessar o site do evento

Termina hoje prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022

0
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Taxa é obrigatória para quem não teve isenção

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O pagamento da taxa de R$ 85 é obrigatório para quem não obteve isenção.

Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou o pagamento por meio de Pix e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

As provas do Enem 2022, nas versões impressa e digital, serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.

Nome social

Para os candidatos que querem ser identificados pelo nome social e não têm esse nome cadastrado na Receita, o Inep orienta que seja feita a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante

Para esse procedimento, será necessário apresentar lista de documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Transporte: 15 novos micro-ônibus são entregues para atender sete linhas municipais

0
Foto: Ivanildo Porto/PMG

Confira quais linhas serão atendidas pelos veículos

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (26) no Paço Municipal, a Prefeitura de Guarulhos entregou 15 novos micro-ônibus, que nesta semana passam a integrar a frota do sistema de transporte público municipal e irão servir sete linhas da cidade. Os novos carros têm capacidade para 21 passageiros, são equipados com carregador USB, suspensão a ar, equipamento que proporciona mais conforto e segurança aos motoristas e aos usuários, QR code para informações sobre a linha e tecnologia GPS.

Na ocasião o prefeito Guti ressaltou a importância da aquisição dos veículos para a cidade. “Chegamos agora a 65 novos carros e até o final de 2024 queremos trocar toda a frota de micro-ônibus de Guarulhos. Esta é um momento festivo, que se tornou possível graças ao esforço de todo o time do transporte e dos demais envolvidos neste trabalho, incluindo os permissionários, que também têm se esforçado pra prestar um serviço cada vez melhor à população. É óbvio que ainda temos muitas melhorias a fazer, dentre elas reduzir o tempo de resposta para que as pessoas fiquem menos tempo no ônibus, e também o tempo de espera e a lotação, de forma que as viagens sejam menos cansativas e mais agradáveis”, afirmou.

O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri Neto, presente à cerimônia, ressaltou que “até final do próximo mês de julho toda a frota de ônibus de Guarulhos terá Wi-Fi, tecnologia que também será implantada nos micro-ônibus, assim como leitura facial e câmeras para trazer mais segurança a todos os usuários do transporte público, principalmente às mulheres”.

A entrega dos novos micro-ônibus contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, do deputado estadual Jorge Wilson, do presidente da Câmara Municipal, Fausto Miguel Martello, do diretor-presidente da Guarupass, Marcio Pacheco, de secretários municipais, entre outras autoridades e representantes das cooperativas subcontratadas.

Linhas beneficiadas

  • 384 – Terminal Taboão X Vila Galvão
  • 388 – Terminal Taboão X Vila União
  • 488 – Aeroporto Circular
  • 489 – Cidade Satélite x Terminal São João
  • 789 – Cidade Satélite x Pimentas
  • 813 – Residencial Bambi x Parque Cecap
  • 881 – Carmela x Terminal Pimentas