Previsão é de risco de tempestades com ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas
A EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, reforça o alerta com a segurança após a previsão da passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo, com risco de tempestades e ventos fortes, além da queda acentuada das temperaturas neste final de semana.
De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Climatempo, o deslocamento da frente fria deve vir acompanhado por pancadas de chuva e ventos com rajadas que podem chegar aos 70 km/h.
A tecnologia é aliada da EDP para garantir a redução do impacto aos clientes com automatização que permite manobras no sistema de forma remota, a partir do Centro de Operações Integrado (COI). No caso de elevação do nível de criticidade da operação, a companhia atua com um Plano de Contingência que prevê um reforço de equipes a priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, escolas, creches, asilos e os casos que possam oferecer risco à vida, além de clientes cadastrados que utilizam equipamento elétrico para a sobrevivência.
“Em caso de tempestades, importante garantir à segurança de todos e evitar riscos de acidentes. Com isso, a EDP orienta que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos e não busque abrigo embaixo de árvores. Além disso, caso haja incidência de raios, o indicado é desligar aparelhos eletroeletrônicos mais sensíveis, como televisão, videogames e computadores”, ressalta Stevon Schettino, gestor de operação da EDP.
No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP deve ser acionada por meio dos canais de atendimento:
- Site: www.edp.com.br
- Aplicativo EDP Online
- WhatsApp (11) 93465-2888
- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123
Temperaturas caem no Estado
A passagem da frente fria por todo o estado também deve provocar uma queda expressiva das temperaturas, com a previsão de mínimas abaixo dos 10°C para os próximos dias. Em casos como esses, em que a variação das temperaturas mínimas e máximas é muito grande ao longo do dia, o ideal é procurar ajustar alguns comportamentos para reduzir o consumo de energia.
Caso tenha condições, procure tomar banho nas horas mais quentes do dia, mantenha o chuveiro na posição verão e reduza o tempo para também garantir uma economia de água.
O período do inverno também é marcado por menor tempo de luminosidade. Busque aproveitar ao máximo a iluminação natural, mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz solar e reduzir a necessidade de iluminação artificial. Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz. Também opte por equipamentos mais eficientes, como lâmpadas LED e aparelhos classificados como de alta eficiência energética para ajudar a reduzir o consumo e os custos.
Como tempo mais frio, outra opção é reduzir a potência da geladeira, que precisará fazer menos esforço para manter os alimentos refrigerados. Também evite guardar alimentos ainda quentes. A geladeira corresponde, em média, a 30% do consumo total de uma casa.
Para mais dicas de consumo eficiente da energia, acesse: www.edp.com.br/se-liga-no-consumo/.