10.9 C
Guarulhos
qui, 11 ago 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Homenagem à biblioteca mais antiga da cidade integra a programação da 2ª Bienal do Livro de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Exposição multimídia será composta por imagens do Arquivo Histórico Municipal

Em 2022, a Biblioteca Monteiro Lobato, a mais antiga da cidade, completa 82 anos e parte de sua história integra uma exposição em sua homenagem na 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que acontece entre os dias 5 e 14 de agosto no Internacional Eventos e contempla grande variedade de gêneros e opções literárias nos estandes das mais de 50 editoras participantes, oportunidade para muitos leitores que desejam ampliar seu acervo pessoal.

Pesquisa, informação e entretenimento literário sempre fizeram parte do cardápio de atividades oferecidas pela Biblioteca Monteiro Lobato aos guarulhenses desde sua inauguração, em 10 de novembro de 1940. A exposição multimídia, localizada no pavilhão logo após a entrada do Internacional Eventos, é composta por imagens do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos e mostra breve recorte da dimensão e da importância desse espaço ao longo de todos esses anos de funcionamento.

Em meio às fotos, salta aos olhos uma imagem aérea da rua João Gonçalves na década de 1950, na qual é possível ver o cemitério São João Batista. A parte de baixo do cemitério foi o local escolhido para a construção do novo prédio da biblioteca, que ficou pronto em 1968.

Outra foto histórica é a da funcionária administrativa Áurea Mansur, que em 1959 era responsável pela administração do espaço. Naquela época o acervo era constituído por obras da literatura nacional e internacional, didática e cultura geral.

Áurea Mansur – funcionária administrativa da bibliotecária – Foto: Acervo/Arquivo Histórico Municipal

Sem mais spoilers sobre o que os visitantes vão conferir na exposição, vale dizer que o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Guarulhos é composto pela Biblioteca Central Monteiro Lobato e por sete bibliotecas ramais. Juntas, elas somam um acervo diversificado e com grande qualidade de obras, com mais de 197 mil livros, dos quais 85 mil encontram-se disponíveis para consulta e empréstimo na própria Monteiro Lobato.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,245SeguidoresSeguir
2,890InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS