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qui, 05 dez 2024
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Coluna Aberta: Resumão do Caótico e Maravilhoso Grande Prêmio do Brasil

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Finalmente a Fórmula 1 desembarcou no Brasil para a execução da 51ª edição do Grande Prêmio em nosso território, o Autódromo de Interlagos registrou um recorde de público com mais de 291 mil pessoas comparecendo nos três dias de evento, um marco histórico para nosso evento máximo de automobilismo. Porém, nem tudo foram flores, diversos relatos de torcedores que sofreram para entrar no autódromo marcaram negativamente o evento.

A chuva foi um elemento que embaralhou tudo no evento, começando pelo sábado onde após a Sprint Race, impossibilitou o treino classificatório que ficou para o domingo, 3 horas antes da corrida.

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Falando da Sprint Race e sem a chuva, as McLarens de Piastri e Norris dominaram a primeira fila, com Verstappen, as Ferraris e Russell logo atrás. Oscar Piastri na largada fica na ponta com Lando Norris atrás, com Leclerc na 3ª posição segurando Max Verstappen o máximo que conseguiu, não para ajudar as McLarens, mas para tentar ampliar a vantagem da Ferrari frente a Red Bull e chegar mais perto do topo no campeonato de pilotos. Mas sucumbiu à pressão do holandês na volta 18, ficando em 4º.

Perez que largou de trás, escalava o pelotão para pontuar e Hamilton tentava se manter perto dos 10 primeiros, em um fim de semana para esquecer. Piastri ditava o ritmo e Norris tentava acompanhar, com Verstappen diminuindo a diferença aos poucos. Faltando 2 voltas para o fim Hulkenberg sai da pista com problemas no seu carro e provoca uma bandeira amarela que vira um virtual safety car. A McLaren hesitou, mas no último momento inverteu Norris e Piastri, pensando em maximizar os pontos do inglês frente ao campeonato.

No fim, exatamente na última volta, a corrida é reiniciada, com Max atacando Piastri que se defende, Norris aproveita para receber a bandeirada e vencer a corrida Sprint do Brasil, com Oscar em 2º e Max em 3º. Porém, após análise dos comissários, Verstappen tomou 5 segundos de punição por descumprir a média de velocidade ganhando vantagem para atacar Piastri antes do encerramento do safety car virtual, e assim, Leclerc assumiu o 3º lugar.

A corrida de domingo começou marcada pela chuva que trouxe o caos já no sábado e na classificação no início da manhã do domingo, trazendo nada menos que 5 bandeiras vermelhas (que significam interrupção da prova) por conta de acidentes. Sendo um dos mais graves o de Alexander Albon da Williams que o impossibilitou de correr por conta dos danos.

Interlagos nunca decepciona, após o caos do treino da manhã, ocorre um problema na largada que fazem os pilotos realizarem duas voltas de apresentação, em uma delas, Lance Stroll, filho do dono da equipe Aston Martin roda sozinho na freada da reta oposta, escapou da batida, mas numa manobra inexplicável tenta sair dali passando pela caixa de brita, o que já seria extremamente difícil fazer em pista seca, ele tenta sob pista molhada e encalha na frente de uma torcida brasileira gigantesca, não perdoando o canadense que deixou o carro ouvindo a torcida gritar Drugovich, piloto brasileiro que é reserva de sua equipe.

Finalmente a largada é dada e partimos para mais um grande prêmio do Brasil, Lando mais uma vez não consegue converter a pole position em uma liderança e é superado no S do Senna por Russell da Mercedes. Já Verstappen, seu concorrente direto ao título, largou de trás por conta do caos do treino e de uma punição por troca de componente do carro, porém, larga bem e ganha 5 posições, em uma pista recém recapeada e molhada, o que era um desafio para todos os pilotos.

Seu companheiro Perez, por sua vez, roda na primeira volta caindo para último no grid, enquanto os novatos como Lawson, Bearman e Colapinto dão um show na pista chamando a atenção das equipes maiores, inclusive a Red Bull. Na volta 11 Max, já ocupava o 6º lugar, enquanto Lando sofria para atacar Russell.

Hulkenberg na volta 27, erra a freada no S do Senna e fica “atolado” em um desnível da pista, sendo ajudado pelos fiscais a voltar, porém, esse tipo de ajuda é proibido na F1 e foi desclassificado. Na volta seguinte a chuva aperta e a corrida é colocada em regime de virtual safety car. Os ponteiros aproveitam para parar e trocar seus pneus para novos intermediários, mesmo com a chuva criando basicamente um rio na pista. Nesse momento, as Alpines e Verstappen ocupam as três primeiras posições, pois não haviam parado no box ainda.

Na volta 31, por conta das condições meteorológicas o Safety Car real é acionado para enfileirar os pilotos na pista e reduzir o ritmo da corrida, mas nem dá tempo pois na volta seguinte o argentino Franco Colapinto aquaplana na Curva do Café e bate forte antes da entrada dos boxes, causando uma bandeira vermelha. Sob regime de bandeira vermelha os pilotos podem trocar seus pneus e realizar reparos se necessário. Este então foi o pior pesadelo para Norris e um baita golpe de sorte para Max, que agora tinha a possibilidade de assumir a liderança da prova e se manter com tranquilidade.

É dada a relargada com a Alpine de Ocon na liderança a outra na terceira posição com Pierre Gasly e Verstappen de Red Bull entre eles, na volta 36 Oliver Bearman da Haas bate na saída da curva da laranjinha trazendo uma amarela. Na sequência, na volta 39 Carlos Sainz bate na curva seguinte a de Bearman e abandona. Safety Car novamente, mas na relargada Max ataca e assume a liderança da corrida, Norris tenta atacar Russell mas erra no S do Senna, perdendo algumas posições.

Tentando minimizar o prejuízo no campeonato, Piastri e Norris invertem novamente as posições, com o inglês tomando o 6º lugar de seu companheiro australiano. Max lá na frente abre quase 20 segundos de vantagem e recebe a bandeirada em uma vitória maiúscula e digna de campeão. Em 2º Ocon e Gasly em 3º completando o pódio. Seguindo o top 10 com Russell em 4º, Leclerc em 5º, Norris em 6º, Tsunoda em 7º, Piastri em 8º, Lawson em 9º e Hamilton em 10º. A próxima etapa da Fórmula 1 será em 24 de novembro em Las Vegas, nos EUA.

Paulo Campaneli é Analista de Sistemas, piloto de kart e de Fórmula Vee, apaixonado por automobilismo e carros, entrou no mundo do esporte a motor em 2017, representando Guarulhos na modalidade e participa das etapas na Fórmula Vee no Campeonato Paulista, Copa ECPA, e kartismo amador.

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