21.9 C
Guarulhos
qui, 23 jan 2025
- PUBLICIDADE -

Coluna Aberta: Resumão do GP do Catar

PUBLICIDADE

Na última curva da temporada 2024 o pôr do sol ilumina as areias do deserto do Oriente Médio e as luzes são ligadas para iluminar a pista de Lusail no Catar. O campeonato de pilotos é de Max Verstappen, agora tetracampeão, mas a disputa pelo campeonato de construtores ainda segue muito disputada.

A última corrida Sprint é iniciada com as três primeiras filas compostas por McLaren, Mercedes, Ferrari e Red Bull, com Norris em seu carro papaia largando bem e puxando o pelotão em uma corrida curta de apenas 19 voltas. Dos boxes largavam Perez e Colapinto, no caso, foi o argentino que largou mesmo, já que o mexicano da Red Bull claramente dormiu no ponto e foi ultrapassado pelo novato na largada pelos boxes, a situação de Sergio Perez que já era ruim azedou de vez.

PUBLICIDADE

Russell, da Mercedes, que largou em segundo até que tentou ameaçar Norris, porém foi superado por Oscar Piastri, o outro carro da McLaren. Max, apesar de sua recente conquista, lutava com seu carro para se manter na 9º posição.

A Sprint passa rápido, com Hamilton duelando contra a Ferrari de seu futuro companheiro de equipe, Leclerc, onde o monegasco levou a melhor. Lá na frente, perto da liderança a Mercedez de Russell tentava atacar de qualquer forma Piastri que resiste, sendo ajudado por Norris, que mantinha uma distância segura, suficiente para se manter na frente mas permitindo a abertura de asa móvel de Oscar Piastri. A estratégia papaia funciona e os dois carros da McLaren abrem a última curva para receber a bandeirada muito próximos. Lando Norris tira o pé e deixa Piastri vencer, ficando em 2º a frente de Russell em 3º. Essa manobra foi para “agradecer” Piastri pela ajuda dada no Brasil semanas antes.

Já no domingo, a corrida também não foi tão movimentada quanto a sprint pela característica da pista, mas algo chamou a atenção no início. Russell é pole, Max em 2º e as McLarens ocupam a fila logo atrás. Com os carros disparando para a curva 1, Max e Norris mergulham por dentro e deixam Russell por fora, o pole cai para 3º, com Norris em 2º e Max na liderança. Enquanto essa disputa era definida, uma bandeira amarela era agitada e o safety car era chamado, colisão entre o Colapinto e Ocon, uma Williams e uma Alpine fora.

Na volta 5, é dada a relargada e os carros partem para a corrida liderada por Verstappen, onde algumas disputas de posição são travadas. Voltas adiante, Russell para no box e tem problemas com a roda traseira direita, fazendo um pit stop terrível caindo para 11º.

Um pouco além do meio da corrida, Alex Albon perde seu espelho retrovisor direito no meio da reta que é atropelado por Valteri Bottas da Sauber, espalhando estilhaços de espelho e fibra de carbono pela reta, o que pode ter causado o furo de pneu do Hamilton na volta 34 e de Sainz na volta seguinte. O Safety Car é acionado para limpar a pista.

Na volta 39, nova relargada, Norris ataca com vontade a liderança de Max, porém o holandês prevalece na ponta. Leclerc não bobeou, passou Piastri e por pouco não passou Norris também, ficando apenas no 3º lugar. Com o pelotão compactado pela relargada, novas disputas aparecem a partir da curva 1 e novamente bandeira amarela é agitada, desta vez, Nico Hulkenberg da Haas e Sergio Perez da Red Bull rodam sozinhos na relargada, a corrida do mexicano que já estava ruim era para ser esquecida agora. Safety Car Virtual é acionado.

Na volta 46, Norris vai aos boxes não para fazer uma parada, mas para pagar uma punição que não era vista a muito tempo, um Stop and Go, praticamente uma parada sem poder mexer no carro, o que jogou o jovem inglês de 2º para 14º. Lando ao invés de se abater encaixa volta rápida atrás de volta rápida, e enquanto Max Verstappen recebia a bandeirada para mais uma vitória, Norris lutava para chegar aos pontos. A corrida então termina com o pódio formado por Max em 1º, Leclerc em 2º e Piastri em 3º. Completando o top 10 com Russell em 4º, Gasly em 5º, Sainz em 6º, Alonso em 7º, Zhou em 8º, Magnussen em 9º e Norris em 10º.

A última etapa de Fórmula 1 ocorrerá no dia 08 de dezembro em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos no circuito de Yas Marina, fechando a temporada de 2024 da categoria máxima do automobilismo.

Paulo Campaneli é Analista de Sistemas, piloto de kart e de Fórmula Vee, apaixonado por automobilismo e carros, entrou no mundo do esporte a motor em 2017, representando Guarulhos na modalidade e participa das etapas na Fórmula Vee no Campeonato Paulista, Copa ECPA, e kartismo amador.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
2,940InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS