Regra Papaia, deu o que falar na Itália e talvez a McLaren deva repensar essa regra para o futuro, depois do que ocorreu no Grande Prêmio da Itália, disputado no autódromo de Monza, uma das casas da Ferrari e onde os Tifosi (torcida fanática do time de Maranello) fazem a festa.
A corrida começa com primeira fila totalmente papaia, dominada pelas McLarens de Norris e Piastri, seguidos por Russell, Leclerc, Hamilton, Sainz, Verstappen e Perez. A Regra Papaia, definida pela equipe inglesa é basicamente que os companheiros podem disputar entre si, porém de forma limpa (não tirando ou danificando o carro do companheiro na corrida).
Norris larga bem ao apagar das luzes, Piastri o persegue para a curva 1, mas Lando se defende bem e quando tudo parecia se acalmar, Oscar Piastri tira um baita coelho da cartola na curva 3 e assume a ponta, pegando Lando no elemento surpresa, o qual Leclerc aproveitou e assumiu o segundo lugar. Russell coloca uma roda na grama e escapa da pista mas traz seu carro de volta, tendo como prejuízo algumas posições perdidas.
Nas voltas seguintes a Ferrari de Leclerc apertava, mas Piastri dominou e ditou o ritmo. Com algumas alterações no layout da curva 1, que ficou mais fechada e um novo asfalto, as equipes se deparavam com duas estratégias, tendo a opção de um pit stop único ou realizar dois. Leclerc opta por uma parada enquanto os outros seguem com duas paradas nos boxes diante da degradação dos pneus.
Kevin Magnussen da Haas, tem uma dividida de curva forte com Tsunoda, recebendo uma punição de 10 segundos, Ricciardo, também recebe uma punição de 5 segundos e na parada que ia pagar um dos mecânicos encosta no carro e o piloto australiano recebe outra, arruinando seu fim de semana.
As Mercedes e Red Bulls duelavam no meio do top 10, com Russell e Perez trocando de posição diversas vezes. Na frente a briga seguia com McLaren e Ferrari, briga a qual era mais na estratégia do que de fato na pista. Leclerc seguia em um ritmo forte mas constante, enquanto Norris e Piastri trocavam entre si quem tinha a melhor volta.
Faltando 14 voltas para o fim, Piastri faz sua segunda parada a qual não foi um dos melhores tempos tampouco no momento correto, como se provaria mais tarde. Assim Leclerc com sua Ferrari assumia a liderança para delírio dos Tifosi. Norris e Verstappen brigam ferozmente, mas o tricampeão é superado pelo inglês que assumi a quarta posição.
Piastri, por sua vez foi para cima de Carlos Sainz que seguia no segundo lugar. Não demorou muito, Norris também supera o espanhol. Neste momento 9 segundos separavam Piastri de Leclerc e faltavam 5 voltas. Na última volta 3 segundos separavam o monegasco da Ferrari do australiano da McLaren, mas a estratégia e constância de Leclerc foram superiores e ele recebe a bandeirada em primeiro com a dupla da McLaren fechando o pódio com Piastri e Norris. Completando os top 10 seguem-se, Sainz, Hamilton, Verstappen, Russell, Perez, Albon e Magnussem.
Faltando mais oito corridas para terminar a temporada, as discussões ficarão acaloradas na McLaren devido a possibilidade do título de Lando Norris e o título de construtores para a equipe inglesa, pois a Regra Papaia pode se tornar um risco para estas possíveis conquistas deles. A próxima etapa será o GP do Azerbaijão no dia 15 de Setembro.
Paulo Campaneli é Analista de Sistemas, piloto de kart e de Fórmula Vee, apaixonado por automobilismo e carros, entrou no mundo do esporte a motor em 2017, representando Guarulhos na modalidade e participa das etapas na Fórmula Vee no Campeonato Paulista, Copa ECPA, e kartismo amador.