Cada vez mais perto do fim da temporada a disputa se acirra tanto no campeonato de pilotos como no de construtores. O Grande Prêmio do México veio para acrescentar muita pimenta e tequila nisso.
Sainz surpreendeu a todos partindo da pole position, mas seguido por Verstappen, Norris e seu companheiro de equipe Leclerc. Quando as luzes se apagaram, os dois ponteiros dispararam lado a lado para a curva 1, ambos largando muito bem, trazendo um pelotão de carros logo atrás, porém Max leva a melhor e assume a ponta. A primeira volta nem terminou e o Safety Car é acionado devido ao acidente entre Alexander Albon e Yuki Tsunoda, na curva 1, o que tirou ambos da prova.
Na relargada, Verstappen tentou, mas Sainz fez o ataque com sucesso e levou a melhor, retornando à liderança da prova. Norris aproveitou desse momento para se aproximar e atacar Max, que jogando duro como fez nos EUA, espalhou o carro para cima de Lando em duas tentativas do inglês que saiu da pista para evitar uma colisão. Os comissários avaliaram as manobras e deram 20 segundos de punição ao tricampeão.
Definitivamente não estava sendo o dia para a Red Bull, pois além do holandês, Perez, que corria em casa havia largado de último e havia tomado uma punição de 5 segundos por parar seu carro fora da posição na largada, o que prejudicou muito a corrida do mexicano, sem contar a dificuldade que teve ao logo da corrida em manter uma boa performance, gerando diversos atritos na pista e no rádio com Liam Lawson, um dos pilotos mais cotados para ocupar sua vaga na equipe austríaca.
Brigas internas não se restringiram somente às equipes dos touros, na Mercedes, Russell e Hamilton, brigaram por diversas voltas com Lewis tentando atacar seu companheiro, mas sendo bloqueado ou não conseguindo dar o bote. Na equipe papaia por sua vez, nessa etapa não houve esse tipo de disputa, pois Piastri largou bem do fim do grid, mas veio crescendo na prova até chegar na zona de pontos, porém ainda longe de Norris.
Lando por sua vez seguia de perto Leclerc que ocupava o 2º lugar, fazendo volta rápida atrás de outra volta rápida, pressionando muito o monegasco até o ponto de sucumbir e cometer um erro. Leclerc na entrada da reta principal acelerou um pouco antes para tentar se defender do ataque de Norris, o que fez seu carro balançar e sair da pista. Por pouco sua Ferrari não estampou o muro, mas entregou a posição de bandeja para Lando.
O aspirante ao título, Norris veio descontando a diferença para Sainz, mas não foi o suficiente, com o espanhol vencendo mais uma para a Ferrari, recebendo a bandeirada a mais de 4 segundos a frente de Lando, que ficou em 2º e Leclerc em 3º, ganhando o ponto da melhor volta. A sequência após o pódio ficou com Hamilton em 4º, Russell em 5º, Verstappen em 6º, Magnussen em 7º, Piastri em 8º, Hulkenberg em 9º e Gasly fechando o top 10.
Com esse resultado Verstappen tem apenas 47 pontos de vantagem contra Norris, havendo 100 pontos na disputa para os pilotos. Já no campeonato de construtores a Red Bull cai para o 3º lugar, sendo superada pela Ferrari em 25 pontos, já a McLaren segue na ponta com 29 pontos de vantagem da equipe de Maranello. A próxima etapa da Fórmula 1 será no Autódromo de Interlagos para o Grande Prêmio do Brasil, que conta com corrida Sprint, entre os dias 1 e 3 de outubro. Não percam essa etapa pois nosso autódromo sempre proporciona corridas fantásticas e pode apimentar ainda mais a disputa do campeonato.
Paulo Campaneli é Analista de Sistemas, piloto de kart e de Fórmula Vee, apaixonado por automobilismo e carros, entrou no mundo do esporte a motor em 2017, representando Guarulhos na modalidade e participa das etapas na Fórmula Vee no Campeonato Paulista, Copa ECPA, e kartismo amador.