17 C
Guarulhos
ter, 15 out 2024
- PUBLICIDADE -

Espetáculo nesta sexta marca início do 3º Festival de Ópera de Guarulhos

PUBLICIDADE

O Afiador de Facas, ópera vencedora do concurso FB-ODM, foi escrita pelo jovem paulistano Piero Schochauer

O espetáculo O Afiador de Facas dá início ao 3º Festival de Ópera de Guarulhos com a apresentação da Orquestra GRU Sinfônica no dia 23 de agosto, sexta, às 20h, no Teatro Padre Bento (Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade). Os ingressos gratuitos para o espetáculo já estão disponíveis no site orquestrasdeguarulhos.com.

O Afiador de Facas tem direção cênica de André Cruz e direção musical de Luiz Gustavo Petri. A apresentação conta com a participação dos solistas Isabela Mestriner, Ana Lucia Benedetti, Anderson Barbosa e Marcos Pinafo.

PUBLICIDADE

No Brasil, 2022 foi marcado no âmbito da música de concerto e da ópera pela realização do FB-ODM, o primeiro concurso de composição de ópera, uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. A grande vencedora na ocasião foi a ópera Afiador de Facas, do jovem paulistano Piero Schochauer.

Neste ano, as orquestras sinfônicas de Guarulhos, Santo André, Santos e a Companhia Minaz de Ribeirão Preto se associaram na montagem da obra vencedora. Trata-se de uma produção única que circula pelas quatro cidades, com o mesmo elenco, uma mesma direção cênica e uma mesma direção musical.

Através tanto do concurso quanto do espetáculo que será apresentado neste mês de agosto, o setor se mostra cada vez mais unido e ativo. O segundo semestre tem ainda a realização de dois encontros entre artistas do segmento, um dedicado às orquestras no mês de setembro, Orquestras em Pauta, outro dedicado à arte lírica, Ópera en Pauta, em outubro.

Piero Schlochauer é formado em composição, tendo realizado seus estudos na Universidade Estadual Paulista (UNESP), e na Faculdade Santa Marcelina (FASM). Em 2020, recebeu uma encomenda do Festival Amazonas de Ópera, e sua ópera “moto-contínuo” estreou em junho de 2021.

Trabalha como compositor para cinema e teatro, e assinou a assistência de direção para diretores como Pablo Maritano, Wouter van Looy e Fernanda Vianna em montagens como Der Rosenkavalier, O Castelo de Barba Azul, Ariadne Auf Naxos, e Blue Monday em diversos teatros brasileiros. Foi nomeado como um dos artistas para se acompanhar em 2023 em seleção do Jornal Estadão, e indicado para prêmio de Jovem Talento de 2022 pela revista Concerto.

A Companhia Minaz, responsável pela produção, foi fundada em 1990 para formar público e novos profissionais para a música vocal em cidades do interior de São Paulo, e é um dos grupos mais ativos do cenário lírico nacional, tendo estabelecido ao longo do tempo inúmeras parcerias com artistas de destaque do segmento.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
2,940InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS