Guarulhos Musical acontece ao longo do mês de novembro, sempre às quintas, numa parceria entre a Guarulhos Cultural e o Brass Monkey Bar
Um novo dia e local para que as pessoas possam curtir, conhecer e se encontrar com a cena independente da cidade. Com a ideia de fomentar novos espaços para os artistas, a Guarulhos Cultural promove sua primeira produção artística: a Guarulhos Musical. A cada noite um artista da cidade é convidado para se apresentar no Brass Monkey Bar, com a apresentação de Vitor Souza, Diretor Executivo da Guarulhos Cultural. Guarulhos Musical acontece durante o mês de novembro, todas às quintas a partir das 19h. A entrada é gratuita para aqueles que consumirem no local.
“Sabemos que muitos artistas encontram dificuldades para inserir seu trabalho autoral no cotidiano da cidade e extrapolar os limites de sua produção. Ao desenvolver esse projeto, a ideia é apresentá-los ao público que frequenta o Brass Monkey Bar. A novidade desse projeto é que, além da apresentação, teremos uma breve entrevista e também a possibilidade do público fazer suas perguntas diretamente aos artistas, aumentando assim a conexão entre eles“, explica Vitor Souza.
Para essa edição de novembro, o Guarulhos Musical apresenta quatro artistas de diferentes referências e que já se consolidam na cena independente da cidade. Para iniciar a programação, no dia 7 de novembro o projeto recebe Lilian Rocha, que entre junho e agosto lançou seu mais recente trabalho “DO NILO”. O álbum conta com uma ficha técnica de mais de 50 pessoas e participações como: Jota.pê, Josyara, entre outras. A estréia aconteceu no último mês de outubro, no Centro Cultural São Paulo, circulando ainda por cidades do estado de Minas Gerais.
Já no dia 14 de novembro, a noite fica por conta de Victor Cali, cantor, compositor e intérprete de Guarulhos. Dono de uma voz versátil e doce, Cali caminha por composições sensíveis e criticas, com métricas bem trabalhadas nas quais mistura rítmicas entre a MPB orgânica e o Afropop. Em 2022 lançou seu primeiro álbum com seu nome “CALI” que foi lançado no Sesc Guarulhos em um show disponível online. No mesmo ano, apresentou cinco canções próprias junto com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e mais de 40 instrumentistas acompanhando.
No dia 21, a programação conta com Nattali, cantora e compositora nascida em Guarulhos. Na música autoral tem o primeiro single (Rotina) lançado em 2018, e um EP com 4 faixas (“Virginiana”, “Ser”, “Não para”, “Blues do desabafo“), lançado a partir de 2020.
Fechando esse primeiro ciclo, no dia 28 a apresentação é de Aldo di Julho, cantor e compositor de São Paulo, que começou a carreira no final dos anos 90 participando de diversos festivais de música, até entrar para a banda de rock Chernobyl. Paralelo à banda, lançou em 2002 o primeiro CD solo, gravado com voz e violão ao vivo. As letras remetem ao cotidiano urbano e veloz das grandes cidades. Em 2008, lançou o CD intitulado “CIVILIZAÇÃO”, com arranjos elaborados e as influências já costumeiras da música brasileira e da Folk Music, como Bob Dylan, Zé Ramalho, entre outros. Em 2021 lançou através da Lei Aldir Blanc o CD Aldo Di Julho – Exportação, CD com músicas próprias e direcionadas ao público do exterior.
As apresentações acontecem no Brass Monkey Bar, um espaço que já tem em sua programação regular shows que animam os finais de semanas dos guarulhenses. Entre outros já tocaram no local a banda Ciência de Chico, Trio Jaçanã, Carlão da Vila e convidados, entre outros artistas com repertório vasto que vai do rock clássico ao samba de roda.
“A parceria com o Brass Monkey Bar é fundamental para criar um espaço de convívio entre os artistas e a noite da cidade. Além de preencher uma programação com conteúdo autoral, os artistas também apresentam versões de músicas que fazem parte de seus repertórios e que serviram de inspiração para sua trajetória musical“, afirma Vitor Souza.
O Brass Monkey Bar fica na R. Corypheu de Azevedo Marques, 242 – Jardim Paraventi, Guarulhos – SP.