Patrimônio imaterial da cultura guarulhense, a orquestra é responsável por manter viva a cultura caipira por meio do tradicional cancioneiro sertanejo autêntico
A Orquestra de Violeiros Coração da Viola comemora 45 anos de atuação com espetáculo no dia 11 de agosto, domingo, às 18h30, no Teatro Adamastor, no Macedo. A celebração reúne a classe artística da cidade ligada à música sertaneja raiz e conta com abertura da sanfoneira Vera Bianca e Regional. A entrada é gratuita e a classificação, livre.
O espetáculo conta com repertório saudoso, repleto dos mais expoentes clássicos regionais, como Adeus Morena Adeus, Pescador e Cativeiro, Moreninha Linda, Obras do Poeta, Cuitelinho, Chalana, Brasil Cabloco, Chico Mineiro, A Caneta e a Enxada, Menino da Porteira, As Andorinhas, Cana Verde, entre outros.A Orquestra de Violeiros Coração da Viola protagoniza um projeto para reviver sua própria história por meio da formação com violeiros da cidade de Guarulhos. O projeto de memória da orquestra nasceu a partir da fundação da Associação Guarulhense dos Artistas Sertanejos (AGAS) e reúne os antigos membros para cantarem juntos novamente.
Patrimônio imaterial da cultura guarulhense, a orquestra é responsável por manter viva a cultura caipira por meio do tradicional cancioneiro sertanejo autêntico, a sabedoria e parte da história do seu povo e da cidade. A Orquestra de Violeiros Coração da Viola revive em suas apresentações momentos históricos para a música raiz de Guarulhos e do Brasil Caboclo. Além disso, ela insere a cidade no eixo cultural nacional, estabelecendo laços de representatividade no que diz respeito à cultura regional e que reverbera em outras regiões do país.
E tem mais!
Idealizada pela dupla Tonico e Tinoco em 1979, em 6 de junho daquele ano aconteceu o que nenhum outro caipira havia sonhado: a apresentação no Teatro Municipal de São Paulo. E o Coração da Viola estava lá. Em um show de três horas, a dupla Coração do Brasil reuniu o público recorde de 2500 pessoas. Da beira das tuias, celeiros centenários onde cantavam no passado, eles chegaram a um dos mais famosos teatros do mundo, que até então só abria suas portas para óperas, balés e concertos eruditos.
Em sua atuação a orquestra registra participações ativas nos mais variados eventos, sobretudo naqueles voltados à perpetuação das tradições regionais, como o Revelando São Paulo, e a tradicional Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, além de apresentações em casas de repouso, escolas e hospitais. Recentemente participou da 3ª edição da Virada ODS 2024, ocasião em que dividiu o palco principal do evento no Vale do Anhangabaú com o violeiro Renato Teixeira e a cantora e compositora sertaneja Paula Mattos.
O Teatro Adamastor fica na Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos/SP.