23.4 C
Guarulhos
ter, 24 maio 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Ação Social da Pastoral do Povo de Rua terá participação da prefeitura no atendimento em saúde

- PUBLICIDADE -

A primeira Ação Social da Pastoral do Povo da Rua deste ano será realizada no próximo domingo (16), das 8h às 14h, na Igreja do Rosário (Centro). Depois de participar de cinco edições em 2019, oferecendo vários serviços para essa população, a Prefeitura inseriu oficialmente a atividade em seu calendário anual através de parceria integral entre a  Secretaria de Saúde e a Pastoral.

Neste domingo, cerca de 20 profissionais de saúde estarão no local para realizar avaliação odontológica com orientações de escovação e distribuição de kits de higiene bucal, testes rápidos para a detecção de doenças como sífilis, hepatites virais e HIV, vacinar contra o sarampo e também fazer busca ativa de pessoas com sintomas de tuberculose a fim de identificar novos casos e sensibilizá-los sobre a importância da continuidade do tratamento.

Pesquisas apontam que o risco de adoecimento por tuberculose nas pessoas em situação de rua é 56 vezes maior em comparação com a população em geral. Além disso, por conta das condições adversas em que vivem, a taxa de abandono ao tratamento também é elevada entre esse público. O Ministério da Saúde recomenda que abordagens de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)  e a priorização dos esforços de prevenção nas pessoas em situação de rua.

A parceria entre a Prefeitura e a Pastoral do Povo de Rua possibilitou a ampliação dos cuidados e uma maior articulação perante as necessidades dessa população. Nas cinco edições de acordo com a Prefeitura foram realizados mais de 1.300 atendimentos pelos profissionais da área.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,222SeguidoresSeguir
2,860InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS