10.8 C
Guarulhos
sáb, 21 maio 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Câncer: Conheça quais os fatores de risco e como se previnir

- PUBLICIDADE -

O Brasil deve registrar cerca de 625 mil novos casos de câncer por ano até 2022. A estimativa foi divulgada este mês pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Somente entre a população infanto juvenil são esperados 8.460 novos casos por ano no mesmo período.

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas) que podem resultar em um câncer no indivíduo. 

Entretanto os números de casos de câncer que estão associados a causas externas é maior do que os de causas genéticas. As mudanças provocadas no meio ambiente, maus hábitos alimentares e o estilo de vida sedentário podem aumentar o risco de diferentes tipos da doença.

Os fatores de risco nesse ambientes são denominados cancerígenos e alteram a estrutura genética (DNA) das células. As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético ser importante na formação dos tumores, são raros os casos que se devem exclusivamente a fatores hereditários.

O envelhecimento natural do ser humano traz mudanças nas células, que as tornam mais vulneráveis ao processo cancerígeno. Isso, explica, em parte, o porquê de o câncer ser mais frequente nessa fase da vida. Cerca de 25 tipos de câncer já são de conhecimento da Medicina. 

De acordo com INCA, um estudo realizado com a população francesa, apontou que um aumento de 10% no consumo de alimentos ultra processados apresenta aumento significativo também no risco de todos os tipos de câncer independentemente do peso corporal. Ou seja, as evidências científicas estão se acumulando quanto à somatização destes produtos associado ao aumento de desenvolver câncer.

Duas grandes aliadas na prevenção aos riscos e no combate a doença são a combinação de alimentação saudável aliada à prática de atividade física. Associadas, a qualidade de vida do ser humano é prolongada e ele está condicionado à driblar ou combater diferentes tipos de câncer. 

O Instituto do Câncer recomenda açõ￵es que todos podem adotar para amenizar os riscos. A prevenção primária inclui impedir que o câncer desenvolva e a secundária age na detecção de sinais iniciais da doença. Portanto, procure um médico periodicamente, faça exames uma vez por ano e cuide-se! Mais dicas você confere no site do INCA.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,218SeguidoresSeguir
2,850InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS