O auxílio emergencial, que tem a finalidade de auxiliar na renda de trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) durante a pandemia, foi aprovado pelo senado na última segunda-feira (30) e aguarda somente a sanção do presidente Jair Bolsonaro para ser liberado.
Para ter direito ao benefício existem uma série de requisitos a serem cumpridos, confira no quadro abaixo:

Conforme o texto aprovado, os pagamentos serão feitos pelos bancos públicos federais (Banco do Brasil e Caixa Econômica) em, pelo menos, três parcelas, com possibilidade de prorrogação de acordo com o andamento da pandemia.
O “coronavaucher”, como foi batizado, terá o valor base de R$ 600 podendo chegar a R$1,2 mil em alguns casos.
Cadastro Único
O Cadastro Único é o primeiro passo para que os cidadãos possam ter acesso a vários programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
O CadÚnico irá auxiliar na verificação da renda de quem está inscrito. Quem não estiver, também poderá receber o benefício, mas a verificação será feita por meio de autodeclaração. Lembrando que ainda não foi informado como essa declaração será feita.
Existem três forma de consultar se você está cadastrado: pelo site do Ministério da Cidadania, pelo aplicativo Meu CadÚnico ou pelo telefone.
SITE
Acesse o link: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/
Nele você encontrará esta página:

Role para baixo até localizar este formulário:

Preencha e clique em “Emitir”, após o procedimento, a consulta será feita e trará a informação se está ou não inscrito no CadÚnico.
APLICATIVO
Clique aqui para baixar o aplicativo no seu celular.
Após a instalação o procedimento é bem parecido com a versão web, clique em ‘entrar’:

Insira as mesmas informações solicitadas pelo site: nome, data de nascimento, nome da mãe e estado.

TELEFONE
O Ministério da Cidadania também disponibiliza um canal de atendimento por telefone para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico pelo número 0800 707 2003.
A ligação é gratuita, mas por se tratar de um serviço ‘0800’ só pode ser feito por meio de um telefone fixo. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 19h e nos finais de semana e feriados nacionais das 10h às 16h.