A GRU Airport, concessionária do aeroporto internacional de Guarulhos, recebeu no início desta semana, propostas de interessados na implantação do People Mover, meio de transporte que será utilizado para fazer ligação por trilhos entre Linha 13 – Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e terminais do Aeroporto de Guarulhos.
A assessoria de imprensa da concessionária, confirmou o recebimento das propostas, mas afirmou não ter o número exato.
Anda segundo a assessoria da GRU Airport, as propostas recebidas estão sendo analisadas juntamente com órgãos do governo federal.
À semelhança de um “monotrilho”, o APM – Automated People Mover é um sistema que conta com guias laterais e condução autônoma, habitualmente usado em pequenas distâncias e demandas restritas.
Atualmente, quem desembarca dos trens é transportado por ônibus cedidos pela concessionária do aeroporto GRU Airport.
HISTÓRICO
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou em 28 de maio de 2019 que a linha 13 Jade da CPTM seria ligada aos terminais por meio de um meio de transporte que tem semelhança com o “monotrilho”.
As obras estavam previstas para iniciar em setembro de 2019 e, pela promessa, deveriam ser entregues em maio de 2021, segundo o governador. Entretanto, Doria chegou a afirmar que as obras ficariam prontas em dezembro de 2020.
O governo do Estado de São Paulo diz ainda que os investimentos de implementação serão de R$ 175 milhões, de responsabilidade da Gru Airport. O valor será abatido da outorga do aeroporto que a empresa paga pela concessão.
A extensão será de 2,6 km com ambas vias acessadas simultaneamente pelos passageiros. Serão quatro paradas (estação CPTM, terminal 1, terminal 2 e terminal 3). O tempo de trajeto será de seis minutos, de acordo com o anúncio.
*Com informações do Diário do Transporte
Foto: Divulgação/CPTM