19.6 C
Guarulhos
qui, 18 ago 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Guarulhos discute com Estado implantação de passagem subterrânea na Paulo Faccini com a Tiradentes

- PUBLICIDADE -

O objetivo é firmar uma parceria entre Estado e município neste momento em que o projeto da Linha 19-Celeste do metrô, que ligará Guarulhos a São Paulo, já está em andamento

Um dos cruzamentos mais movimentados da região central de Guarulhos pode ter uma solução em breve. A Prefeitura apresentou ao Governo do Estado um projeto preliminar para a construção de uma passagem subterrânea na avenida Paulo Faccini sob a avenida Tiradentes em reunião realizada nesta quarta-feira (13) em São Paulo com representantes da administração municipal, da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e do Metrô. O objetivo é firmar uma parceria entre Estado e município neste momento em que o projeto da Linha 19-Celeste do metrô, que ligará Guarulhos a São Paulo, já está em andamento.

O secretário municipal de Governo, Edmilson Americano, explicou que o projeto inicial prevê a construção da passagem subterrânea na Paulo Faccini, eliminando o semáforo no cruzamento com a avenida Tiradentes, o que deve ajudar a acabar com o estrangulamento do trânsito naquela região. “Trata-se da principal esquina do Centro, que precisa de uma solução inteligente e que envolva os menores custos possíveis”, disse.

A opção por uma passagem subterrânea, segundo Francisco Carone, secretário municipal de Obras, evita uma série de desapropriações no entorno, que seriam necessárias no caso da construção de um sistema elevado por viadutos, por exemplo. “Esse sistema construtivo é mais simples e eficiente, já que não necessita de alças de acessos ou grandes obras de arte”, explicou.

Luigi Lazzuri, secretário municipal de Transportes e Trânsito, aponta que a ligação subterrânea irá facilitar o tráfego de ônibus no corredor da Tiradentes, já que eliminará o semáforo em um ponto importante, onde é comum haver congestionamentos, principalmente nos horários de maior movimento. “Estamos pensando em melhorar o escoamento dos passageiros pelo transporte público, ainda mais que exatamente naquele ponto está programada a construção de uma estação do Metrô, que ligará Guarulhos ao centro da capital”, disse.

Os secretários guarulhenses apresentaram o projeto a Paulo Meca, superintendente do Metrô, a Paulo Paixão, diretor do Metrô, e ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Marco Assalve. A Prefeitura de Guarulhos pretende incluir a passagem subterrânea no projeto de construção do Metrô na cidade, incluindo a execução do projeto executivo e a obra. “O Metrô vai chegar a Guarulhos e mexer com toda a paisagem urbana da região”, finalizou Americano.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,245SeguidoresSeguir
2,890InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS