Em virtude das fortes chuvas que assolaram Guarulhos durante este mês, diversas famílias foram afetadas e o Fundo Municipal de Solidariedade da Prefeitura de Guarulhos conta com as doações e a colaboração de todos que puderem participar dessa corrente do bem.
Os postos de arrecadação estão recebendo roupas, alimentos, água mineral, produtos de limpeza, cobertores e roupas. “É essencial que a população nos ajude nesta missão, a fim de minimizar os impactos e auxiliar aqueles que mais necessitam neste momento”, afirmou o prefeito Guti.
Para se ter uma ideia, somente nos primeiros 10 dias choveu 365 milímetros, o que representa um crescimento de 67% na média histórica para o mês de fevereiro dos últimos 30 anos. É o que afirma a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que estabeleceu estado de atenção após o temporal iniciado na madrugada desta segunda-feira (10). Janeiro também ultrapassou a estatística dos últimos cinco anos, com um avanço de 322 para 401,4 mm.
A Defesa Civil alerta para que em uma situação de emergência os cidadãos busquem abrigo em locais seguros e não enfrentem enchentes ou alagamentos. Se o munícipe estiver em um automóvel, deve abandoná-lo caso a inundação esteja à altura da roda.
Moradores de áreas de risco devem ficar atentos à previsão meteorológica. Por meio do serviço de SMS da Defesa Civil Estadual é possível receber mensagens de texto gratuitamente em seu celular sobre os riscos de chuvas. Basta enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP em que reside para se cadastrar no sistema.
Posto de arrecadação:
Paço Municipal:
Entrada pela avenida João Bernardo de Medeiros, altura do número 255 – Jardim Santa Edwirges
Fundo Social de Solidariedade:
Alameda Tutoia, 534, Gopoúva.
Telefones: 2472-5177 / 2472-5178
Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social:
Avenida Guarulhos, 2.200 – Vila Augusta
Tel: (11) 2087-7400
Acione os agentes
Os agentes de Proteção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) operam 24 horas para proteger vidas. As equipes podem ser acionadas por meio do telefone 199.
Fonte: PMG
Foto: Divulgação