14.9 C
Guarulhos
dom, 29 maio 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Poucos horários do Expresso Aeroporto da CPTM podem explicar baixo movimento do trem

- PUBLICIDADE -

Após a noticia em que foi revelado que o serviço da CPTM entre a estação da Luz e o Aeroporto de Guarulhos transportava uma média de 350 passageiros por dia, muito se discutiu sobre os motivos do trem andar vazio entre os dois pontos.

O Expresso Aeroporto parte da Luz em direção ao Aeroporto e vice-versa, sem paradas intermediárias, e cobre o trajeto em 30 minutos.

Um dos possíveis motivos da baixa procura seria os poucos horários disponíveis de partidas. A a Gru Airport foi procurada sobre o período do dia em que os terminais registram o maior fluxo de passageiros, e os números revelam que o trem expresso cobre apenas alguns períodos.

“O horário de pico de embarque e desembarque, nos três terminais de passageiros do GRU Airport, é diariamente, entre 6h e 8h e das 20h às 22h”, diz nota da concessionária.

Já o trem expresso parte da Luz em direção a Guarulhos de segunda à sexta as 10h, 12h, 14h, 16h e 22h, além de horários nos finais de semana. No sentido contrário, 9h, 11h, 13h, 15h e 21h.

Cruzando as duas informações, chegamos a conclusão de que o Express Aeroporto ajuda apenas em um dos cinco horários no pico da noite, ou seja, entre 21h e 22h, conforme o texto acima.

Trem parador

Já a CPTM, informou que o serviço Connect, com partidas entre o Brás e o Aeroporto pode ajudar no deslocamento durante o horário de pico dos terminais de embarque.

A CPTM disponibiliza, além do serviço regular da Linha 13-Jade das 04h às 00h nos dias úteis, mais duas opções ao passageiro: o Expresso Aeroporto e o Connect – este liga o Aeroporto à Estação Brás, com integração gratuita à rede de Metrô. Na parte da manhã, o Connect conta com partidas do Brás às 5h40, 6h20, 7h, 7h40 e 8h20. No sentido inverso, os trens saem da Estação Aeroporto às 5h45, 6h25, 7h05, 7h45 e 8h25″, diz nota da operadora.

Ampliação de viagens

A empresa ainda cita o prolongamento da Linha 13 até Bonsucesso e ampliação das viagens. “A Companhia continua trabalhando para aperfeiçoar os serviços da linha. Em breve, entrarão em operação os novos trens com bagageiros, oferecendo mais conforto ao passageiro do aeroporto. A Companhia também estuda ampliar a linha até a região de Bonsucesso e ampliar as viagens diretas sentido centro da capital”, diz nota da CPTM.

O projeto básico da extensão da Linha 13 em direção aos bairros de Guarulhos pode ser contratado neste ano.

Ligação entre estação e terminais de embarque

Já sobre a ligação entre o trem e os terminais, a GRU Airport informa que as propostas serão apresentadas ainda no começo deste ano:

“A GRU Airport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que as propostas referentes ao “People Mover” serão analisadas pela concessionária e, posteriormente, apresentadas ao Governo Federal, ainda no início deste ano, a fim de que defina as próximas etapas para implantação do projeto”, diz nota da empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Com informações do Portal Via Trolebus
Foto: Renato Lobo

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,221SeguidoresSeguir
2,860InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS