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dom, 22 maio 2022
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Relembre cronograma das obras viárias interrompidas pela pandemia

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Obras de mobilidade urbana são geralmente caóticas e demoradas. Algumas levam o dobro do tempo para ficarem prontas e serem entregues à população. O desenvolvimento de qualquer obra pública depende de diversos fatores. Vontade política, processos licitatórios e orçamento são só alguns deles.

Mas, a pandemia do novo coronavírus provou que as esferas governamentais erguem em tempo recorde equipamentos considerados como prioridade. Mas, fica o questionamento, porque a mesma regra não se aplica durante a normalidade dos mandatos políticos?

Corredores de ônibus

Conforme divulgado pelo Diário do Transporte, ontem (08) a Prefeitura adiou a licitação para a construção de dois novos corredores de ônibus. As vias beneficiarão o trecho entre as avenidas Papa João Paulo e Monteiro Lobato, cortando os bairros de Cecap, Cumbica e Bonsucesso.

Previsto para abril de 2020, o corredor da avenida Santos Dumont em Cumbica foi orçado em R$ 50,5 milhões. A intenção da Prefeitura com apenas 5,7 quilômetros de extensão é favorecer 11 linhas municipais e 15 intermunicipais que trafegam diariamente pelo local.

Estamos em maio, e os canteiros não foram totalmente liberados. São seis estações de embarque e uma ciclovia. A obra é amplamente criticada pelos usuários do transporte coletivo, que não consideram o trecho como prioritário.

Trevo de Bonsucesso

A obra começou em fevereiro de 2014, com orçamento de R$ 83 milhões de verba federal, e o prazo de dois anos. De acordo com as últimas informações da Prefeitura, está 90% concluída mas, o Prefeito Guti disse em entrevista recente que foram paralisadas por falta de dinheiro.

O trevo foi pensado para dar conta da alta demanda nos bairros que cortam a região. Um fluxo aproximado de 600 mil moradores. Enquanto isso, o trafego intenso de veículos na região torna o trânsito caótico e alvo de reclamações constantes de quem passa por ali.

Rodoanel – trecho norte

O polêmico Rodoanel norte tem canteiros abandonados em vários pontos da cidade desde 2018. Mas, o governo do estado de São Paulo sinalizou em março a retomada das obras esse ano, com previsão de entrega final em dezembro de 2022. Entretanto, o trecho segue parado.

O objetivo, segundo o estado, é o mesmo depois de 20 anos de atraso. Desafogar o trânsito de caminhões nas marginais Tietê e Pinheiros e interligar a região metropolitana com acesso das principais rodovias ao Porto de Santos.

Metrô – em Guarulhos

O Metrô de São Paulo remarcou mais uma vez a data da entrega de propostas da licitação linha 19-Celeste. O trecho ligará a estação Anhangabaú no centro de São Paulo ao Bosque Maia, em Guarulhos. A nova data, agora é 27 de maio.

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