20.9 C
Guarulhos
qui, 18 ago 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Testes rápidos para Coronavírus podem ser feitos em farmácias, mas, com restrições

- PUBLICIDADE -

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus em farmácias. Com a decisão, a realização deixará de ser feita apenas em ambiente hospitalar e clínicas das redes públicas e privadas.

As farmácias não serão obrigadas a disponibilizar o teste. Mas, somente farmacêuticos podem realizar o procedimento. Eles assim como os pacientes devem usar equipamentos de proteção durante a coletagem que acontece com uma picada no dedo.

A realização dos exames não servirá para a contagem de casos do coronavírus, nem terá efeito de confirmação do diagnóstico para o coronavírus, uma vez que há a possibilidade de o teste apontar o chamado “falso negativo”, quando o paciente é testado ainda nos primeiros dias de sintomas.

Mas, a Anvisa recomenda que o teste seja feito após o 7 dias de sintomas da doença. Pois a chance de um resultado mais preciso é maior.

A liberação dos testes rápidos em farmácias enfrentava resistências, devido a questões sanitárias e ligadas também à eficácia dos exames. A liberação será temporária e deve permanecer no período de emergência de saúde pública.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,245SeguidoresSeguir
2,890InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS