14.9 C
Guarulhos
dom, 29 maio 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Vai começar uma atividade física? Descubra o que você precisa saber antes!

- PUBLICIDADE -

Os brasileiros estão com hábitos mais saudáveis. A prática de atividade física aumentou 24,1% nos últimos oito anos. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2017, do Ministério da Saúde.

Qual a melhor atividade física?

A escolha da atividade física é uma questão bem pessoal. Mas também está ligada aos recursos que são oferecidos no entorno de onde essa pessoa está. Se há calçadas para fazer caminhada, se há praças ou parques para se exercitar ao ar livre. Há quem prefira fazer suas atividades em casa, o que é planamente possível mesmo que você não tenha equipamentos para isso.

Não existe um tipo de atividade física ideal para todo mundo. Cada pessoa deve escolher o exercício o que é mais prazeroso. Pesquisa do Ministério do Esporte mostra que é comum abandonar os exercícios físicos, principalmente quando se tem entre 16 e 24 anos (45%). As maiores alegações para deixar de lado a atividade física foram a falta de tempo ou substituição por outras prioridades.

Algumas dicas:

  1. Consuma no mínimo dois litros de água diariamente. Hidrate-se antes, durante e depois do exercício físico. Mas, atenção beber água em excesso também pode fazer mal.

2. Evite a radiação solar. Pratique esporte nos horários adequados para não ter desidratação ou até mesmo câncer de pele. Faça uso de protetor solar sempre, mesmo se o dia estiver nublado. Abuse de viseiras, óculos escuros, roupas com proteção UHV e bonés.

3. Cada modalidade esportiva requer uma roupa especial. Uma vestimenta inadequada pode provocar danos como movimentos incorretos durante a atividade, má postura, dores e muito mais. Use sempre calçado confortável e roupas cômodas.

4. É importante fazer alongamento antes da atividade física, para preparar o corpo para o exercício, e depois, para eliminar a tensão que o esforço muscular gera.

5. Ao sentir qualquer alteração ou desconforto no corpo, durante ou após uma atividade física, suspenda a atividade imediatamente e procure um médico.

Fonte: Saúde Brasil

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,221SeguidoresSeguir
2,860InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS