Apresentar a matemática presente na vida diária dos alunos de forma concreta, lúdica e descomplicada. Esta foi a proposta do projeto pedagógico sobre jogos e brincadeiras de matemática da EPG Walter Efigênio mostrado no último no sábado (9). O projeto elaborado pelos alunos de educação infantil e ensino fundamental contou com a participação especial dos pais e familiares, que prestigiaram os trabalhos desenvolvidos.
O projeto busca desmistificar a matemática como uma disciplina complexa e apresentá-la de forma prazerosa para as crianças. A ideia de jogos e brincadeiras impulsiona a construção de conhecimentos, possibilita ao aluno explorar todas as possíveis relações e interconexões com os seus conhecimentos prévios e sua experiência de vida. Tais aprendizagens tornam-se significativas e consistentes, pois oportunizaram a experimentação.
Para a professora Joyce Pitta Costa Luz, o recurso metodológico permitiu organizar a classe em torno de metas previamente definidas por alunos e professores. “O professor exerce papel fundamental nessa proposta de ensino e aprendizagem.Tendo clareza nos seus objetivos, ajuda a construir conhecimentos, fornecendo os elementos necessários para que ambos possam compartilhar prazerosamente o trabalho pedagógico”.
Educação matemática
No planejamento escolar do início do ano letivo de 2019 professores e gestores definiram que o projeto pedagógico estaria voltado para a matemática: valor posicional, operações e raciocínio lógico, tendo em vista as dificuldades que os alunos apresentaram em anos anteriores neste componente curricular.
O projeto promoveu real envolvimento com a participação dos alunos em todas as etapas do processo, bem como permitiu avaliar a motivação e a aprendizagem dos mesmos.
Fonte: PMG
Fotos: Divulgação