Parceria com uma instituição de ensino deve fomentar as atividades do órgão, criado para capacitar ainda mais os servidores da Casa
Criada em 2021 para capacitar os servidores, fomentar conhecimento e, assim, fortalecer o Legislativo, a Escola do Parlamento da Câmara de Guarulhos foi retomada em 2023 e ganha novo impulso em 2024. O órgão, subordinado à Presidência da Casa, caminha para a contratação, após processo licitatório, de uma instituição de ensino parceira para montar um projeto pedagógico e poder oferecer cursos, seminários, palestras e outras ferramentas de qualidade que capacitem melhor os profissionais que trabalham na Câmara, sejam estatutários, comissionados ou terceirizados.
“Precisamos identificar as demandas da Cidade e melhorar a qualidade das atividades do dia a dia e dos serviços que prestamos para a população”, afirmou o advogado André Luiz Israel, presidente executivo do projeto na Câmara. “Queremos que todos na Casa se aprofundem no entendimento do que é o processo democrático e o conceito de cidadania, não apenas na teoria, mas também na prática”, enfatizou André.
A instituição do Dia Nacional da Educação Legislativa, sancionada pelo governo federal em janeiro de 2023, deve fortalecer o trabalho da escola do parlamento. “A data, a partir de agora comemorada todo dia 15 de maio, dará maior visibilidade ao projeto. Vamos incentivar as escolas a organizar e divulgar eventos, o que deve estimular o aumento do número de escolas”, explica Roberto Eduardo Lamari, presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e Contas (Abel). A entidade, com sede em Brasília, reúne escolas, centros de treinamento, institutos de estudos e de pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro e aos tribunais de contas.
A Abel contabiliza 429 escolas em todo o País. Segundo André, neste montante, 250 são câmaras municipais, número que tende a crescer com maior divulgação de resultados práticos. “Assembleias Legislativas, Tribunais de Contas e o Senado, por exemplo, têm escolas do parlamento há alguns anos, demonstrando uma tendência de evolução”, acrescenta.
Durante a retomada do movimento na Câmara, em novembro de 2023, o presidente Ticiano Americano (Cidadania) enfatizou a importância da Escola do Parlamento, principalmente para os servidores mais novos. “Para estes funcionários, é um trabalho essencial, pois muitas vezes falta o conhecimento técnico necessário para atender melhor o cidadão que procura a Câmara”, avaliou.
