Chegamos de fato a última etapa da temporada de 2024 de Fórmula 1 com uma corrida que começou na tarde dos Emirados Árabes Unidos e terminou a noite iluminada por muitos fogos de artifício. Apesar de já sabermos quem é o campeão de pilotos, o título dos construtores permanecia em aberto com McLaren e Ferrari na disputa. A missão da equipe de Maranello era difícil, pois precisavam vencer a corrida e colocar seus dois carros à frente da McLaren, mas a primeira fila era dominada por Lando Norris e Oscar Piastri, apesar de Sainz largando de 3º, Leclerc por conta de uma punição largou do fim do pelotão.
A largada é dada e as McLarens largam bem, o tetracampeão Max, sem nada a perder, mergulha tomando o lado de dentro de Piastri na curva 1, ambos se tocam e rodam, quase causando um acidente. Os dois voltam para a pista, com Piastri caindo para perto das últimas posições e Verstappen tomando 10 segundos de punição posteriormente pela manobra. Sainz assistiu de camarote mas saiu ileso e ganhou duas posições, seguido por Gasly da Alpine em 3º. Na curva 6, ainda na primeira volta Perez se enrosca com Valteri Bottas, a Red Bull do piloto mexicano roda e despenca perdendo posições, tornando o pesadelo de Sergio ainda mais dramático, abandonando a corrida logo em seguida.
Na volta 7, Leclerc que largou do fim do grid já ocupava o sétimo lugar fazendo uma escalada de posições incrível, dando uma luz de esperança para a Ferrari, apesar de Norris controlar o ritmo da corrida. Na volta 12, o monegasco era o sexto colocado e seu futuro companheiro, Hamilton que também largou do fim da fila também fazia uma grande escalada, ocupando o 11º lugar em sua última corrida com a Mercedes.
Na volta 31, Bottas encontra a Haas de Magnussen, causando uma colisão fazendo ambos rodarem, porém, prejuízo maior para Valteri Bottas que teve um pneu furado e suspensão danificada, abandonando a corrida. Enquanto isso a Ferrari fazia contas pois seus dois pilotos seguiam e 2º e 3º, mas uma McLaren ainda liderava a prova deixando cada vez mais difícil a conquista do campeonato para o time italiano. Hamilton também empenhou um bom ritmo e já era 5º e Max o 6º depois de pagar sua punição. A outra McLaren de Piastri, corria para recuperar o prejuízo, ocupando o 12º lugar.
Faltando 4 voltas para o fim da última corrida do campeonato, Piastri chega no 10º lugar e marca mais um ponto para o time inglês, a Ferrari já via seu sonho do título cada vez mais distante pois Norris, o líder da prova, aumentava aos poucos a diferença para Sainz que vinha em segundo. A equipe inglesa suava frio para que nada desse errado tanto nos boxes quanto na fábrica, o qual a transmissão os mostrava apreensivos com o possível título chegando.
E 4 voltas longas para a McLaren se seguiram, mas Lando Norris ao contornar a última curva viu a linha de chegada iluminada pelos fogos ao fundo, recebeu a bandeirada, vencendo a corrida com todo o cuidado do mundo com sua McLaren, acabava ali um jejum de 26 anos que a equipe inglesa tinha de títulos de construtores. Sainz e Leclerc completaram o pódio com suas Ferraris em 2º e 3º respectivamente. Ainda na última volta, Hamilton ultrapassa seu companheiro de equipe e termina em 4º recebendo perto da linha de chegada uma bela homenagem da Mercedes pelos seus 12 anos e 6 títulos com o time.
Completando o top 10, seguimos com Russell em 5º, Verstappen em 6º, Gasly em 7º, Hulkenberg em 8º, Alonso em 9º e Piastri em 10º. A classificação de construtores ficou com a McLaren campeã, seguida por Ferrari em 2º, Red Bull em 3º, Mercedes em 4º, Aston Martin em 5º, Alpine em 6º, Haas em 7º, Racing Bulls em 8º, Williams em 9º e Sauber em 10º.
Vale aqui também algo muito importante a se destacar, na categoria de acesso da Fórmula 1, a Fórmula 2, o Brasil ganhou um título de pilotos com Gabriel Bortoleto consagrando-se campeão na categoria na mesma pista em Abu Dhabi. O piloto brasileiro é uma jovem promessa do automobilismo nacional que vem se destacando muito nas categorias por onde passa. Além de comemorarmos seu título, vamos também comemorar o fato de que Bortoleto será piloto da Sauber-Audi na Fórmula 1 em 2025, colocando o Brasil de volta na categoria máxima do automobilismo após um hiato de 7 anos. Já deixo aqui minha torcida ao Gabriel e meu agradecimento a cada um dos leitores por me acompanhar nos “resumões” de cada etapa de F1. Obrigado, boas festas e até a temporada de 2025!
Paulo Campaneli é Analista de Sistemas, piloto de kart e de Fórmula Vee, apaixonado por automobilismo e carros, entrou no mundo do esporte a motor em 2017, representando Guarulhos na modalidade e participa das etapas na Fórmula Vee no Campeonato Paulista, Copa ECPA, e kartismo amador.