A Secretaria de Direitos Humanos apresentou seus dados financeiros para o próximo ano em audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA), sob a presidência do vereador Lauri Rocha (PSDB). A exposição foi realizada no plenário da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (27), com a participação do secretário Lameh Smeili e de todos os subsecretários da Pasta.
Lameh afirmou que a Secretaria deve contar com aproximadamente R$ 800 mil para custeio em 2020. O secretário ressaltou que a Pasta é uma secretaria meio, que interliga outras secretarias, e que foi criada em 2017 pelo prefeito Guti.
Sobre projetos da Prefeitura que a Pasta participa, Lameh destacou duas futuras entregas: a de um equipamento voltado para idosos que está sendo construído na região de Cumbica e a do primeiro equipamento específico para mulheres vítimas de violência. “As mulheres vão ser acolhidas nesse equipamento e lá vão ter segurança e qualidade de vida. Vai ser uma casa de acolhimento de fato para resgatar e preservar essas mulheres”, ressaltou.
Smeili ainda explicou um pouco sobre o funcionamento da Secretaria de Direitos Humanos, que possui seis subsecretarias vinculadas à sua estrutura: da Igualdade Racial; da Juventude; de Políticas da Diversidade; de Políticas para as Mulheres; de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e de Políticas para o Idoso. “É uma secretaria que representa de fato todos os aspectos da vida humana e todas as fases da vida”, disse.
*Com informações da Câmara Municipal de Guarulhos
Foto: Karina Yamada