14.1 C
Guarulhos
sáb, 13 jul 2024
- PUBLICIDADE -

Agência Municipal de Empregos realizou mais de 400 mil encaminhamentos em sete anos

PUBLICIDADE

No mesmo período, mais de 65 mil vagas foram cadastradas no sistema da Ameg

Entre 2017 e junho de 2024 a Agência Municipal de Empregos de Guarulhos (Ameg) realizou mais de 400 mil encaminhamentos para oportunidades de trabalho no mercado formal. O equipamento da Prefeitura, atualmente com cinco unidades espalhadas pela cidade, trabalha para aproximar a população em busca de uma colocação profissional e as empresas que precisam preencher o seu quadro de funcionários. 

No mesmo período, mais de 65 mil vagas foram cadastradas no sistema da Ameg. A média é de seis pessoas encaminhadas por vaga. O relatório elaborado pela Secretaria do Trabalho também aponta que, nesse período, cera de 15 mil empregos foram conquistados graças ao órgão. 

PUBLICIDADE

Para além de auxiliar a população na busca por uma vaga de emprego de forma totalmente gratuita, a Ameg também orienta o público sobre o seguro-desemprego e a carteira de trabalho digital. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo), Pimentas (estrada do Capão Bonito, 65, Conjunto Marcos Freire), Cumbica (avenida Atalaia do Norte, 544), Vila Augusta (avenida Antônio Iervolino, 225) e Vila Galvão (avenida São Luiz, 315, Vila Rosália). 

O tão sonhado emprego

“Minha experiência foi de acolhimento e ajuda. Por três vezes procurei a Ameg e nas três eu consegui um emprego”, diz Josemara Silva, 36, moradora do Sítio dos Morros. Ela, que faz parte da soma de histórias de sucesso colecionadas pelas equipes de atendimento da Ameg, hoje sustenta seus três filhos graças ao emprego de operadora de loja em um supermercado na região central. 

Em 2021, na segunda vez que teve contato com a Ameg, Josemara estava solteira e já era mãe. “Conseguir um emprego sendo mãe solteira é uma conquista. Eu pude dar uma condição de vida melhor para os meus filhos e pra mim mesma”, disse. Ela conta que sempre que tem a oportunidade agradece às equipes, já que criou um carinho por aqueles que a ajudaram, além de sempre indicar o equipamento para amigos e conhecidos. “É o primeiro lugar que eu indico quando alguém está procurando emprego. Eu falo ‘vai lá e faz o seu cadastro, vê se ele tá atualizado, indo lá você já sai com uma cartinha de indicação’”, revela. 

Histórias como a de Virgílio José da Costa Neto, 57, também são comuns. Ele perdeu o emprego em 2023 e desde então estava em busca de uma nova chance. No mês de junho Neto assinou o contratado para trabalhar como auxiliar de produção em uma empresa da cidade. “Graças a Deus eu consegui essa oportunidade. Eu moro de aluguel, então não ter emprego faz acumular aluguel, água, luz. Agora começo a ficar mais seguro”, comemora. 

Guarulhos é a cidade não capital que mais gerou empregos no último ano

De acordo com os dados publicados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Guarulhos foi o município não capital do país que mais gerou empregos com carteira assinada entre junho de 2023 e maio de 2024. O município ficou à frente de 18 capitais do país e de 5.556 cidades no total. No Estado de São Paulo Guarulhos obteve a segunda posição, atrás apenas da capital.

A cidade apresentou saldo positivo de 17.676 empregos, diferença entre as 201.026 admissões e os 183.350 desligamentos.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
2,940InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS