14.1 C
Guarulhos
sáb, 13 jul 2024
- PUBLICIDADE -

Cartunista Fausto Bergocce faz bate-papo com alunos da EPG Moreira Matos

PUBLICIDADE

A visita do autor aos alunos faz parte das atividades do Abril Literário

A visita do cartunista Fausto Bergocce à EPG Moreira Matos, na Vila Galvão, já se tornou um hábito durante o Abril Literário e, na última sexta-feira (19), a expectativa de professores e alunos com o ilustre convidado estava ainda maior. Nos dias que antecederam o encontro os professores das turmas apresentaram vídeos e mostraram obras de Fausto, o que deixou os alunos cheios de curiosidade.

“Eu me interessei muito pela história do Fausto, seus desenhos são muitos bonitos. Quando eu crescer quero ser igual a ele e escrever muitos livros”, contou a aluna Heloísa de Oliveira, de sete anos, enquanto pedia uma folha de caderno emprestada para pegar um autógrafo.

PUBLICIDADE

O encontro do autor com os alunos do ensino fundamental é uma das ações realizadas pela equipe da EPG Moreira Matos para fomentar o livro e a leitura e que compõe intenso planejamento de atividades permanentes que se desdobram durante todo o ano letivo, como as contações de histórias semanais em espaços abertos da escola e que, segundo os professores, os alunos adoram.

“Eles estão numa fase em que tudo é possível, podem sonhar e fazer o que quiserem, muitos já disseram que querem ser escritores; outros, desenhistas. Eles ficaram fascinados pela forma com que o Fausto conta as histórias por meio dos desenhos, porque é isso que muitos alunos que ainda não estão alfabetizados estão fazendo”, explicou a professora Vanessa Silva, do 2º ano, animada com o resultado alcançado com as leituras que seus alunos têm feito de sala em sala também para as turmas dos outros anos.

A aluna Manuella Matos de Souza (7) também ficou bastante inspirada com a possibilidade de escrever um livro e conta que já tem planos.

“Eu sempre quis criar um livro, contar uma história sobre a vida dos animais, gato, cachorro, girafa, leão, temos que respeitar os animais e cuidar deles com muito amor”.

Autor de 17 livros e com forte atuação em veículos de imprensa como Folha de S.Paulo, Diário de São Paulo e Jornal Última Hora, entre outros, Fausto Bergocce é autor de livros como Uns e Outros – Cartuns Soltos (2013), Carlotinha e a Galerinha da Turma do Sorriso (2014), Pré-Histórias (2017), The Teo (2018), Gataiada (2019), Do Ré Mi Fausto (2020) e, mais recentemente, Histórias de Esquina (2023), livro que conta com prefácio do maestro Júlio Medaglia e posfácio e revisão do jornalista guarulhense Valdir Carleto.

“É sempre emocionante conversar com as crianças, elas são muito curiosas e fazem perguntas criativas, estão sempre com vontade de aprender e querem que você explique cada detalhe do desenho e da criação dos personagens. É muito bom poder estar com elas”, comemorou o cartunista.

Na continuidade das atividades do Abril Literário a EPG Moreira Matos fomenta ainda o leituraço, momento em que a escola toda lê um livro ao mesmo tempo, e a troca de professores entre as salas para leituras espontâneas para alunos de outras turmas.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
2,940InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS