Atuais campeões nacionais irão representar novamente a distribuidora em evento no ano que vem
A equipe Marrentinhos, que atua em Guarulhos, foi a grande vencedora do 18° Rodeio dos Eletricistas da EDP. A equipe Gênesis, composta exclusivamente por mulheres eletricistas, ficou como segunda colocada e o terceiro lugar foi para a equipe Nova Era, de Mogi das Cruzes.
Os Marrentinhos, que também são os atuais campeões do Rodeio Nacional, irão representar todos os eletricistas da EDP SP no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) de 2025, assim como a equipe Gênesis, que também ganhou um prêmio para participar da competição que, será realizada em Belo Horizonte (MG).
Uma competição que une a máxima segurança com a excelência técnica. Esta é a premissa do Rodeio dos Eletricistas da EDP. A competição aconteceu na quarta-feira (25), em Mogi das Cruzes.
O rodeio está em sua 18ª edição e é realizado anualmente para colaboradores da EDP e empresas parceiras que atuam nos atendimentos aos clientes da distribuidora em São Paulo. O rodeio traz provas relacionadas à operação e manutenção de redes, com a apresentação das técnicas e priorização à eficiência e segurança.
Ao contrário de um rodeio comum, no qual os equipamentos utilizados são esporas, calças de couro e chapéus, no Rodeio dos Eletricistas são necessários cintos de segurança, capacetes, cinto paraquedista, botas, luvas, óculos de proteção, manga isolante e uniformes antichamas. Esses são os conhecidos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), utilizados diariamente pelos profissionais na execução de suas atividades.
Para definir a equipe vencedora, três critérios são fundamentais: a segurança, a técnica e o tempo gasto para realizar cada tarefa. As atividades são avaliadas por juízes experientes, que determinam as pontuações. As equipes campeãs recebem premiação e o primeiro lugar da competição se classifica para a disputa nacional com as principais distribuidoras do país, que acontece a cada dois anos no SENDI.
“Organizar anualmente o Rodeio dos Eletricistas demonstra o nosso comprometimento com estes profissionais que são essenciais à nossa sociedade, que estão sempre prontos para atender a população com tanta excelência. Essa competição reforça o compromisso da EDP com a segurança, valor inegociável para companhia, ao aplicar rigorosamente as normas técnicas, assim como é realizado no dia a dia das operações,” afirma Marcos Campos, diretor da EDP em São Paulo.
Provas do rodeio:
- Troca de medidor de energia;
- Substituição de fusíveis;
- Energização e desenergização de circuito;
- Escalada em poste circular utilizando degraus portáteis de fibra;
- Colocação de equipamentos de proteção (EPI´s) com olhos vendados.