25.8 C
Guarulhos
seg, 22 jul 2024
- PUBLICIDADE -

IR Solidário 2024: ENIAC amplia orientações gratuitas para contribuintes preencherem declarações

PUBLICIDADE

Programa é realizado em uma data a mais na comparação com o ano passado; confira os horários e o que é necessário para participar

A chegada do mês de maio marca, entre outras coisas, a reta final para os brasileiros entregarem suas declarações do Imposto de Renda. Em 2024, a data limite é 31 deste mês. E, mais uma vez, o Centro Universitário ENIAC promove o Programa IR Solidário, em sua Agência de Empregos (a Empregos do Futuro), dentro do campus localizado no Centro de Guarulhos.

Durante a iniciativa, alunos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira do ENIAC, sob a supervisão do professor Marcos Almeida, vão orientar, bem como sanar dúvidas dos participantes em relação à declaração. Tudo gratuitamente.

PUBLICIDADE

A novidade deste ano é a ampliação do programa. O ENIAC disponibilizou sete datas para os contribuintes obterem o auxílio dos estudantes. Em 2023, o IR Solidário foi realizado em seis dias.

A iniciativa começou no último sábado, 4/05, e retornará nesta quarta-feira, 8, das 18h30 às 21h. Nos dias 15 e 22 de maio, os horários serão os mesmos. Já nos sábados 11, 18 e 25 deste mês, o atendimento ocorrerá das 8h às 12h.

Para participar a pessoa precisa preencher o formulário neste link confirmar a presença em uma das datas disponíveis, levar um 1kg de alimento não perecível e atender a alguns critérios: ter rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70; rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superiores a R$ 40.000,00; residir no Brasil e ter realizado operações em bolsas de valores, mercadorias, futuros e assemelhadas no ano-calendário de 2023; entre outros quesitos que podem ser vistos no link acima.

Para o professor Renato José Fernando, coordenador da Escola de Gestão e Negócios do ENIAC e um dos responsáveis pelo IR Solidário, a ação se destaca como uma iniciativa essencial para a comunidade e também para os estudantes, que, por meio deste auxílio na declaração do Imposto de Renda, têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um contexto prático.

“O IR Solidário representa um verdadeiro serviço de utilidade pública, pois muitos cidadãos enfrentam dificuldades na hora de preencher sua declaração, seja por falta de conhecimento técnico ou por recursos financeiros limitados para contratar um profissional. Nesse sentido, a atuação dos alunos, sob a orientação de nossos professores, não apenas facilita o cumprimento das obrigações fiscais, mas também contribui para a promoção da justiça social, garantindo que todos tenham acesso igualitário aos seus direitos e deveres tributários”, argumentou Renato.

Mantenedor do ENIAC, o professor Ruy Guérios também destacou a relevância do programa realizado pela instituição. “Muitas vezes, os brasileiros têm dificuldades para declarar o Imposto de Renda. E, qualquer problema neste momento, pode fazer com que o contribuinte caia na malha fina. No ano passado, 1,3 milhão de pessoas sofreram com tal questão. O IR Solidário, de maneira simples e gratuita, ajuda a evitar este tipo de transtorno”, completou.

Os documentos exigidos são: declaração anterior; CPF dos dependentes; informe de rendimento das empresas; extrato do INSS (caso aposentado); comprovante de rendimento e pagamento de aluguéis; além de comprovantes de compra e venda de bens.

A declaração de bens, como carro, moto e imóvel, só poderá ser feita mediante a apresentação da documentação equivalente. No caso de financiamento, será preciso o nome do banco, número do contrato, montante financiado, os valores e a quantidade das prestações, bem como a quantia gasta na entrada.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
2,940InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS