Desde o fim de semana, onze pessoas foram atropeladas e quatro morreram rumo ao Santuário Nacional
Ao menos quatro romeiros morreram no percurso à Aparecida nos últimos dias enquanto percorriam à pé ou de bicicleta a via Dutra até o Santuário Nacional. De acordo com a CCR NovaDutra houve aumento de 43% de romeiros andando na rodovia em comparação com 2019.
Antes da pandemia, em 2019, houve ao menos seis atropelamentos, três pessoas feridas e um romeiro morreu na via Dutra. No ano anterior, 2018, foram 11 atropelamentos, 17 pessoas feridas e três mortes, conforme informações da CCR.
Entretanto, a concessionária diz que não recomenda percursos a pé ou de bicicleta no acostamento pelo risco de acidente. Porém recomenda que se utilize a Rota da Luz, caminho paralelo à via, ou se caminhe no sentido contrário ao tráfego, em fila indiana.
Outro alerta é para as condições do tempo, que registra chuva em grande parte do estado e no caminho até Aparecida. O Santuário espera receber ao menos 60 mil fiéis para festa da padroeira comemorada pelos católicos nesta terça (12).
O número é o dobro do recebido no ano passado, quando ainda não havia a vacinação contra a Covid-19 em curso no país. Somente 2,5 mil pessoas vão poder assistir a missa no interior da Basílica, ao longo do dia serão 14 missas celebradas.