25.8 C
Guarulhos
seg, 22 jul 2024
- PUBLICIDADE -

Zoo e GCM realizam atividades educativas no Mês do Meio Ambiente

PUBLICIDADE

Confira a programação com todas as atividades oferecidas

Cerca de 150 crianças estudantes das escolas da Prefeitura de Guarulhos Euclides da Cunha, Carlos Drummond de Andrade e Professora Marlene Aparecida de Carvalho Martins, além de 60 visitantes, participaram na última sexta-feira (07) da atividade educativa “Como podemos proteger a fauna e o meio ambiente?”, realizada pela Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a equipe de educação ambiental do Zoológico de Guarulhos.

Durante a atividade, promovida em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, a garotada pôde interagir com animais taxidermizados e também com os equipamentos utilizados pela GCM nos resgates de animais silvestres. Os agentes demonstraram como são realizadas as ações de manejo com a fauna e falaram sobre alguns dos animais que são resgatados na cidade, abordando também suas características e a importância de sua conservação.

PUBLICIDADE

Resgates

O resgate de fauna é um importante trabalho desenvolvido pela Inspetoria Ambiental da GCM, uma vez que a cidade possui diversas unidades de conservação com florestas. Muitos animais silvestres vêm perdendo seus habitats nesses ambientes ou são retirados para venda e criação em cativeiros ilegais. Há ainda inúmeros casos de animais vítimas de atropelamentos, acidentes com linhas de transmissão de energia elétrica, linhas de pipa, colisões com vidraças de prédios, ataques de animais domésticos ou de seres humanos, dentre muitas outras situações.

Desde o início deste ano foram resgatados 250 animais silvestres em situação de risco, comércio ou cativeiro ilegal em Guarulhos. Em março, destacou-se uma operação em parceria com o Departamento de Proteção Animal na feira da praça Oito de Dezembro, no Taboão, que prendeu um casal em posse de oito tartarugas-tigre, 16 jabutis-piranga e 28 iguanas para venda ilegal.

Após análise das condições de saúde, os animais em boas condições são devolvidos aos seus habitats ou, nos casos em que a devolução imediata não é viável, eles são entregues às equipes de biólogos e veterinários de instituições como zoológicos e o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres em São Paulo e em outras cidades da região.

Agenda

Outra atividade sobre o trabalho de proteção e fiscalização do meio ambiente realizado pela GCM Ambiental será oferecida pelo Zoo de Guarulhos no próximo dia 21 (sexta-feira), das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Participe também das outras atividades de educação ambiental do zoológico em junho, mês do meio ambiente:

Dias 5, 12, 14, 19 e 26 de junho – atividade “Vivência na Mata Atlântica”. Quatro turmas no período da manhã, entre 9h30 e 11h30, e mais quatro à tarde, entre 14h e 16h.

Dias 13 e 20 de junho – atividade “oficina de mini-terrário”. Quatro turmas entre 9h e 16h

De 4 a 29 de junho – exposição A Vida das Borboletas. A partir das 9h no Museu de Ciência Naturais do zoológico

Para obter mais informações acesse o Instagram @zooguarulhos ou envie um email para [email protected] ou então ligue para 2455-6497.

Serviço

O Zoológico de Guarulhos é gratuito e fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 344, Jardim Rosa de França. Horário de funcionamento: das 9h às 17h (entrada até as 16h30).

  • Linhas municipais de ônibus que atendem a região: 261, 384, 281, 276 e 262.
  • Linhas intermunicipais de ônibus que atendem a região: 011, 105 e 573.
  • GCM Ambiental – Disque 153
PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
2,940InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS