9.8 C
Guarulhos
qua, 18 maio 2022
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Ônibus da linha 137 da Real Transportes fica completamente destruído depois de pegar fogo

- PUBLICIDADE -

Os passageiros da Real Transportes Metropolitanos começaram o dia enfrentando ônibus lotados, sujos, com infiltração em péssimas condições de tráfego. A diferença a partir de hoje é que um carro a menos vai fazer o trajeto da linha 137 (Fortaleza – Armênia). Um coletivo pegou fogo ontem (11) por volta das 17h na avenida Papa João Paulo I na altura do número 2.214. De acordo com a EMTU o acidente aconteceu após o pneu ter estourado e a roda ter travado. O condutor tentou apagar o fogo com o extintor do veículo mas não foi bem sucedido. Não houve vítimas.

O estudante Vitor Iwama, 21 gravou um vídeo e postou nas redes sociais sobre o incêndio da linha 137, ele estava dentro do coletivo e conta que só deu tempo dos passageiros descerem, logo o fogo se alastrou e consumiu todo o veículo rapidamente. “Uso essa linha todos os dias desde os 14 anos para ir trabalhar e estudar, saio do São João e vou até o Tietê. Todos os ônibus dessa linha são precários, vivem quebrando no meio do caminho e caindo aos pedaços. Não vejo renovação de frota com veículos mais modernos para evitar esse tipo de coisa”.

A Real Transportes é responsável por 5 linhas: 137 (Fortaleza – Armênia), 580 (Soberana – Armênia), 408 (Lavras – Armênia), 266 (Inocoop – Armênia) e 266DV1 (Inocoop – Armênia – via Maria Dirce) que servem aos bairros da região do Jardim São João e Presidente Dutra como meio de transporte para a estação Armênia da linha 1 Azul do Metrô.  A EMTU afirmou ao Guarulhos Online que frota tem idade média de 7,5 anos e em 2019 realizou 62 inspeções nos ônibus da empresa e foram constatadas 520 falhas, principalmente nos quesitos manutenção e conforto. Enquanto não foram sanadas, o veículo não voltou a circular.

O preço do deslocamento para quem banca a condução do próprio bolso pesa, em Guarulhos a alta foi de 4,85% em média. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) reajustou o preço das tarifas de todas as linhas intermunicipais no último dia 26 de janeiro com a justificativa de aumento dos combustíveis e a elevação do custo de mão de obra. As linhas da Real Transportes custam ao passageiro até R$ 7,55 de tarifa.

O Guarulhos Online questionou a Real Transportes mês passado quanto a qualidade do serviço prestado pela empresa. Os usuários reclamam constantemente das condições dos veículos antigos e que quebram muitas vezes. O trajeto precisa ser interrompido e há atrasos o que causa insatisfação. Por telefone, um funcionário da empresa que preferiu não ser identificado disse que a frota é de 2009 e há manutenção dos carros corriqueiramente, mas, que não é possível prever quando eles vão quebrar.

Desta vez, não fomos atendidos. Por meio de nota, a EMTU disse estar em contato com a Real e acompanhando a apuração do ocorrido junto às autoridades. Sobre a fiscalização afirmou que equipes realizam ações regulares em linhas metropolitanas que operam em Guarulhos e caso sejam identificados atrasos não justificados, lotação acima do permitido e manutenção deficiente, a empresa está sujeita a multas previstas em contrato.

Declarou ainda que a inspeção da frota também é realizada com regularidade nas garagens, verificando itens relacionados à segurança manutenção e conservação dos ônibus. Quando observados problemas relacionados à segurança, o veículo fica proibido de circular até a conclusão dos reparos.

Foto: STT

Janela Voadora – Em 2017, durante o trajeto da linha a linha 580 (Soberana – Armênia) a janela de um dos carros da Real Transportes caiu quando o veículo dobrou uma esquina, passageiros que estavam naquela viagem afirmaram que o ônibus seguiu até seu destino mesmo assim, ninguém se feriu.

Os usuários podem registrar reclamações na Ouvidoria da EMTU por meio do endereço www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria. É importante registrar o número da linha, horário das irregularidades e o prefixo do veículo.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,217SeguidoresSeguir
2,850InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS