Ícone do site Guarulhos Online

Padocaria 2025 estreia em Guarulhos como primeira cidade após São Paulo

O Padocaria 2025 marca história ao incluir pela primeira vez uma segunda cidade na premiação que elege as melhores padarias de São Paulo. Segundo Miguel Icassatti, co-criador do concurso, Guarulhos foi escolhida como primeira expansão por ser de fato a segunda cidade mais populosa do estado e pela proximidade logística com a capital paulista.

A quinta edição do Padocaria 2025 representa um marco para panificadores guarulhenses que há anos aguardavam a oportunidade de participar da premiação. De acordo com Matheus Bernardo, proprietário da Padaria Villa Carmela “desde a primeira edição, os clientes vinham perguntando, via a divulgação, principalmente em redes sociais, onde o concurso ficou mais forte. Eles vinham perguntando que queriam votar na padaria, porque todo mundo tem aquela sua padaria pra chamar de sua, próxima de casa, e não conseguia votar porque a de Guarulhos não estava disponível”.

O concurso funciona de forma democrática, sem curadoria prévia ou taxa de inscrição. Conforme explica Icassatti, “é simplesmente o panificador fazer um bom trabalho junto com seus clientes pra que o seu cliente vote na padaria. É o público consumidor que tem esse poder”.

Padarias guarulhenses celebram oportunidade histórica

Para Antônio Manuel Martins, proprietário da Padaria Munhoz no Jardim Munhoz, região da Ponte Grande, a participação no Padocaria 2025 representa, sem dúvida, reconhecimento para toda a cidade. “Eu acho que é um grande reconhecimento para Guarulhos, que sempre sentiu essa falta de não estar presente na Padocaria. Têm padarias excelentes em Guarulhos, não só a Munhoz, mas como outras, como a Villa Carmela, como a Maria Cereja, como a Chego Lá”, destaca.

A Padaria Munhoz traz como diferencial seu forno a lenha original de 1968, mantido até hoje como símbolo de tradição. “A gente mantém o mesmo forno a lenha, desde 1968. É o mesmo forno a lenha”, orgulha-se Antônio Martins, que vê no concurso oportunidade de divulgar essa peculiaridade histórica.

Matheus Bernardo, da Villa Carmela, localizada na Avenida Carmela Thomeu, 679, ressalta como o Padocaria 2025 pode transformar a percepção sobre Guarulhos. “Tirar aquele estigma de que Guarulhos é só o centro ali, Guarulhos é a Paulo Faccini, Guarulhos é o centrão e mostrar que, mesmo ali depois do trevo de Bonsucesso, depois que você pega todo aquele trânsito, passa por toda a obra da Dutra, você também tem produto de qualidade”, argumenta.

Impacto econômico e social das padarias guarulhenses

O proprietário da Villa Carmela destaca o papel social significativo das padarias na periferia de Guarulhos. “Você tem pessoas que não precisam sair da extrema periferia de Guarulhos pra ir até o centro trabalhar ou para ir até São Paulo, porque do lado da casa dele tem uma padaria que emprega aí 24 pessoas, que indiretamente influencia na vida de 100 pessoas, se você for contar cada família com quatro”, calcula Matheus Bernardo.

Esta dimensão social das padarias guarulhenses ganha relevância especial no Padocaria 2025. Segundo Antônio Martins, da Munhoz, “para nós, não é só a questão disso, é para nós a questão mesmo de orgulho de pertencer ao bairro Jardim Munhoz, sempre poder oferecer o melhor pãozinho para o nosso cliente”.

O setor panificador de Guarulhos mantém tradição de união e cooperação. Matheus Bernardo confirma: “O setor de padaria sempre foi muito unido. Todo mundo se conhece. Conheço o Fábio da Braseiro, conheço o Said da Maria Cereja, o pessoal da City Bread, o Toninho da Munhoz, o pessoal da Princesa do Triunfo, que tá ali a 1 km de mim”.

Estratégia expansiva do Padocaria 2025

Miguel Icassatti revela que a escolha por Guarulhos representa estratégia cuidadosa de expansão. “A gente quer expandir com muito cuidado, muito atenção. Do ponto de vista da logística pra gente é mais viável partir com Guarulhos, tanto pela quantidade de padarias existentes, por ser uma cidade vizinha a São Paulo”, explica o co-criador.

À esquerda, Eduardo Maya (chef); à direta, Miguel Icassatti (jornalista), co-criadores dos concursos Padocaria-SP e SP8 Pizza. — foto: Vinicius Senne

O organizador antecipa possibilidades futuras: “A nossa intenção sim, é, no próximo, nos próximos anos, aumentar as categorias de votação. A gente tá indo descobrir o mercado de Guarulhos como que ele tá no momento”. A experiência guarulhense pode abrir caminho para outras cidades paulistas, transformando o Padocaria em concurso estadual.

Evento de lançamento do Padocaria 2025, que aconteceu no Sampapão, centro de São Paulo, contou com um café da manhã especial, coletiva de imprensa com a participação de jornalistas, influencers e empreendedores. — Fotos: Divulgação

Para 2025, Guarulhos terá categoria única de “Melhor Padaria”, premiando primeiro, segundo e terceiro lugares. Icassatti ressalta a importância de conhecer as especificidades locais: “Por exemplo, eu não sei se tem algum item típico de Guarulhos. Se tiver, a gente vai valorizar”.

Assista ao vídeo de lançamento do Padocaria 2025:

Tradição familiar e cooperação setorial

A história da Villa Carmela exemplifica a tradição familiar comum no setor guarulhense. “A minha veio do meu avô, passou do meu avô, pro meu pai, pra mim. Às vezes você conhecia quem era o pai, por exemplo, o pessoal da Braseiro, eu conheci o pai do Fábio, hoje é o Fábio que toma conta com as filhas”, relata Matheus Bernardo.

Esta rede de relacionamentos fortalece o setor diante da competição. Antônio Martins, da Munhoz, confirma:

“Se tem uma coisa muito boa que o nosso presidente Rui do Sampapão trouxe para nós, é essa união da categoria. Então é bom para a padaria, é bom para todos nós que estamos na panificação. Se o Matheus, ou se o Said, que são donos de padaria, ganharem, vai ser, a felicidade vai ser a mesma”.

Matheus Bernardo complementa explicando como funciona esta cooperação: “Quando falta algum produto, alguma coisa que precisa fazer, a gente, um pega com o outro, ‘ô, tô pagando o cara no gás, tô pagando o cara em tal coisa, qual fornecedor você usa para x produto?’. Então sempre tem essa parceria”.

Expectativas para o futuro do concurso

As perspectivas dos panificadores guarulhenses extrapolam a competição atual. Antônio Martins vislumbra impacto regional: “Mostrar também, às vezes, pro pessoal de São Paulo que em Guarulhos também há opções. Que nem o pessoal da Penha, o pessoal dos arredores, dos bairros… Arujá, que é perto também. E falar assim, ‘ó, tá aqui do lado, tem uma padaria que tá aqui em destaque'”.

Matheus Bernardo demonstra confiança na competição futura com outras cidades:

“Tem muitas cidades com padarias muito boas. São José dos Campos tem muita padaria boa, Campinas tem muita padaria boa, Franca, o sindicato de Franca também é bem forte, mas a gente tem que estar preparado. Guarulhos é um pedacinho de São Paulo. Guarulhos é uma São Paulo pequenininha, mas que vai muita gente, que emprega muita gente”.

O impacto do Padocaria vai além do reconhecimento. Miguel Icassatti compartilha resultados concretos de edições anteriores: “Algumas padarias aumentaram o faturamento depois que ganharam o prêmio. Tem padaria que tinha 180 funcionários, agora tem 200, depois de ganhar o prêmio. Tem padaria que vendia 15 sonhos por dia. Durante o período de votação, passaram a vender 300, 400. Passou o período de votação, manteve uma média de 100, cento e pouco. Ou seja, vendia 15, passou a vender 100, quase 10 vezes mais, num produto só”.

SERVIÇO – Padocaria 2025 – Guarulhos

Votação: De 11 a 28 de setembro (primeira fase)
Como votar: www.padocariasp.com.br
Categoria: Melhor Padaria de Guarulhos
Premiação: 1º, 2º e 3º lugares
Resultado: 6 de novembro
Organização: Miguel Icassatti e Eduardo Maya
Apoio: Sampapão

Sair da versão mobile