Companheiros, amigos e muitas vezes membros da família, estamos falando dos nossos queridos animais de estimação. Quem já viveu momentos de preocupação com o desaparecimento do seu pet, sabe muito bem que isso é uma coisa muito séria.
Essa é uma situação que aflige muitas famílias no Brasil e no mundo, em nosso país não existem dados estatísticos oficiais sobre o assunto, mas nos Estados Unidos estima-se que há em torno de 10 milhões de animais desaparecidos por ano, e que um a cada três se perderão em algum momento de suas vidas, números revelados pela organização American Humane Association.
E foi pensando nisso que a Petstop criou um aplicativo desenvolvido para ajudar quem perdeu seu bichinho encontra-lo com mais agilidade. Em casos de desaparecimento; está comprovado que o “tempo” é o ponto mais crítico para conseguir reintegrar novamente o pet à sua família. Por isso quanto mais rápido a informação viajar para um maior número de pessoas possível, maior será a possibilidade de êxito.
A iniciativa
A ideia desse aplicativo surgiu quando um dos fundadores perdeu sua gatinha chamada Amy em 2013. Como ele estava envolvido em um projeto de BigData na época, pensou em reunir o e-mail e telefone das pessoas que viviam próximas à sua residência, para contatá-las e pedir por informações relevantes que pudessem auxiliar na busca. Somente três anos depois, o aplicativo tomou forma e saiu do papel com a ajuda de um amigo que acreditou na ideia e decidiu investir para tornar o primeiro protótipo realidade.
O objetivo do Petspot é ser muito mais que um simples aplicativo, seu conceito remete a uma comunidade que tem como propósitos: proteger, auxiliar e amparar os pets e seus tutores, através de uma extensa rede de ferramentas e serviços.
Vale ressaltar que o aplicativo não fica restrito exclusivamente a encontrar animais desaparecidos. Já nessa primeira versão é possível: divulgar adoções (o que poderia auxiliar consideravelmente o trabalho das ONGS); além de sinalizar animais encontrados, denunciar possíveis casos de maus-tratos e trocar mensagens entre outros usuários do app.
O aplicativo também pode ser muito útil contra roubos e furtos de animais, que tiveram um crescimento de 9,36% em apenas 2 anos, no estado de São Paulo. Em dados de 2015, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou cerca de dez furtos e roubos por semana, totalizando 500 ocorrências.
Em breve novas funcionalidades e serviços serão implementados para os usuários tanto no App quanto no website.
Graças ao apoio de algumas Organizações como a ANDA e a AMA Animais, nossa iniciativa vem ganhando força neste início de 2019. Além disso alguns canais de comunicação como a Fanpage “8Balls” e algumas personalidades relevantes nas redes sociais, vem desempenhando um papel fundamental no fortalecimento da nossa causa.
Entretanto, todo esse apoio não é o suficiente, como aplicativo é totalmente gratuito e não está atrelado a nenhuma grande Empresa, Marca ou Instituição Financeira; seu crescimento depende do engajamento orgânico das pessoas e Ongs dispostas a ajudar esta nobre causa.
Você pode fazer a diferença na vida de alguém em apenas alguns segundos:
Acesse www.petspot.com.br e conecte-se com a comunidade de Petspotters através do formulário. Uma notificação em tempo real será enviada sempre que um peludinho se perder próximo ao seu CEP. Se quiser contribuir ainda mais, baixe o aplicativo e compartilhe essa ideia com sua família e amigos!
Website: http://www.petspot.com.br/?press
*Com informações da revista Veja e plataforma Petstop
Foto: Ryan Walton