A entrada em operação na última semana do primeiro trem da série 2500 finaliza um ciclo de quase cinco meses de transporte, envolvendo testes e treinamento de maquinistas para que a composição circule até o Aeroporto de Guarulhos, atendendo a Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A primeira turma de maquinistas que fez o treinamento para operar o trem 2500 iniciou sua preparação em dezembro. A equipe entendeu cada detalhe teórico das composições e depois as visualizaram na prática, ainda com o acompanhamento dos instrutores da CRRC.
Os maquinistas ganham uma apostila geral sobre o trem, em que estão inseridos os módulos estudados durante o treinamento: instruções gerais ao passageiro, informação sobre os fabricantes, glossário, descrição da unidade trem, cabine e aparelhos de controle de comando, armários elétricos, sistema TCMS, sinalização de bordo, sistema de vigilância e informação ao passageiro, sistema de ar condicionado, detecção e extinção de incêndio, identificação do operador, reboque do trem, operação do novo trem e restabelecimento de falhas da composição.
Após a aula teórica, a turma conhece o trem 2500 e localiza visualmente os rodeios, escadas de emergência, caixas de tração, mangueiras, ar condicionado e outros itens que podem ser encontrados nas composições. Também são feitos testes práticos de identificação e solução de problemas que podem realmente surgir na operação de um trem.
Maquinistas
A segunda turma de maquinistas iniciou o treinamento em 23 de janeiro e, assim como os alunos formados na primeira turma, esses profissionais replicarão os conhecimentos adquiridos a outras turmas de maquinistas.
“Até este momento, o curso está atendendo as expectativas. As informações que as tecnologias do trem disponibilizam devem nos ajudar a resolver eventuais problemas com muito mais facilidade”, afirma André Luís Coelho Medina, maquinista do DOC3.
Já Nilzete Cerqueira, também maquinista do DOC3, destacou o recurso das câmeras disponíveis no trem como um importante diferencial do modelo 2500. Na cabine, é possível visualizar a parte exterior de diversos ângulos diferentes. “É uma composição muito mais moderna”, completa a maquinista que há um ano opera na Linha 13-Jade. No total, cerca de 60 maquinistas da CPTM farão o treinamento para conduzir o trem 2500.
*Com informações do Governo do Estado de SP
Fotos: Divulgação