14.4 C
Guarulhos
qua, 10 jun 2026
- PUBLICIDADE -

Empresária Depoimento CPMI INSS: Sessão Suspensa Após Mal-Estar e Acusações

PUBLICIDADE

A **Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS** teve uma sessão marcada por reviravoltas nesta semana. O **depoimento da empresária Ingrid Pikinskeni Morais Santos** precisou ser interrompido e, posteriormente, encerrado após ela sofrer um mal-estar durante as inquirições. Esse incidente adiciona mais um capítulo complexo às investigações sobre **descontos indevidos em benefícios previdenciários**, um esquema que, segundo a comissão, movimentou cifras bilionárias.

O episódio ocorreu enquanto o relator da CPMI, **Alfredo Gaspar (União-AL)**, realizava perguntas cruciais. A **Sra. Ingrid Santos** recebeu atendimento imediato da equipe médica do Senado, o que levou o presidente do colegiado, **Carlos Viana (Podemos-MG)**, a suspender os trabalhos temporariamente. Consequentemente, a empresária deixou a sessão antes da conclusão de sua oitiva, gerando expectativa sobre os próximos passos da investigação que foca no **INSS**.

PUBLICIDADE

Esquema milionário: Conexões no Depoimento da Empresária CPMI INSS

A convocação de **Ingrid Santos** para a **CPMI do INSS** ganhou destaque após a ausência de **Daniel Vorcaro**, proprietário do **Banco Master**, que obteve um *habeas corpus* para não comparecer. Dessa forma, os holofotes se voltaram para a **Sra. Santos**, que é esposa e sócia de **Cícero Marcelino de Souza Santos**.

Ambos são apontados por ligações com a **Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer)**, uma entidade sob escrutínio por supostamente se beneficiar de **mais de R$ 100 milhões** provenientes de **descontos ilegais** em benefícios previdenciários.

Após a retomada dos trabalhos, o relator **Alfredo Gaspar** expressou a gravidade das acusações. Ele ressaltou que a depoente, **Ingrid Santos**, teria recebido diretamente **mais de R$ 13 milhões**, além dos valores movimentados nas contas das empresas.

“Lágrimas, a gente nunca pode duvidar da sinceridade, mas o crime praticado também foi muito grave”, afirmou o relator, enfatizando que o objetivo da **CPMI** é responsabilizar todos os envolvidos nesse **prejuízo bilionário** aos aposentados e pensionistas do Brasil.

Alegações de Desconhecimento e Habeas Corpus

Antes de seu comparecimento, a **Sra. Ingrid Santos** obteve um *habeas corpus* preventivo concedido pelo ministro **Cristiano Zanin**, do **Supremo Tribunal Federal (STF)**. Esse salvo-conduto a permitia o silêncio durante o **depoimento da empresária na CPMI do INSS**, prerrogativa que utilizou em parte de suas respostas.

Entretanto, ela foi questionada sobre as atividades do marido e seu conhecimento a respeito do envolvimento das empresas no esquema de descontos indevidos.

Em sua defesa, **Ingrid Santos** declarou não ter conhecimento sobre o esquema e que não se envolvia na gestão das empresas, atribuindo essa responsabilidade a **Cícero Santos**. “Em relação a empresas, transferências, eu não vou conseguir responder nada para vocês, porque quem geria tudo isso (…) era o meu esposo, **Cícero**”, explicou.

Além disso, ela expressou surpresa e constrangimento com a situação, mencionando a batida da **Polícia Federal** em sua casa e o trauma para a família.

Desdobramentos e Prorrogação dos Trabalhos da CPMI

A **CPMI do INSS** enfrenta desafios contínuos em sua missão de investigar irregularidades. Nesse sentido, o presidente **Carlos Viana** já anunciou que recorrerá da decisão do ministro **André Mendonça**, também do **STF**, que desobrigou o banqueiro **Daniel Vorcaro** de depor.

Essa medida impediu-o de contribuir com informações cruciais sobre os empréstimos consignados e os prejuízos aos beneficiários.

Afinal, para garantir a efetividade dos trabalhos, **Viana** também solicitou a **prorrogação** da **CPMI** por, no mínimo, **60 dias**. A ausência de resposta à solicitação protocolada na Casa, que aguarda decisão do presidente do Senado, **Davi Alcolumbre (União-AP)**, pode levar a novo recurso ao **STF**.

Essa ação visa assegurar a continuidade das investigações iniciadas em **20 de agosto** passado, dada a complexidade do tema e a necessidade de aprofundamento.

Em suma, o **depoimento da empresária na CPMI do INSS** e os desdobramentos recentes acentuam a urgência e a relevância das investigações. Qual sua opinião sobre os rumos da **CPMI** e as acusações de desvio de recursos? Deixe seu comentário e compartilhe esta notícia em suas redes sociais para fomentar o debate!

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
3,070InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS