10.6 C
Guarulhos
dom, 07 jun 2026
- PUBLICIDADE -

Feminicídio: Cidade Convocada para Luta Nacional com Foco na Ação Masculina

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, em 4 de outubro, o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, uma iniciativa com potencial para redefinir as ações de combate à violência contra a mulher na nossa cidade. A decisão política central do presidente é clara: o combate deve ser responsabilidade de toda a sociedade, mas especialmente dos homens.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Lula enfatizou que não basta apenas não ser um agressor. Ele conclamou: “Cada homem desse país tem uma missão a cumprir”, destacando a necessidade de lutar ativamente para que não haja mais agressões contra mulheres.

PUBLICIDADE

O Pacto Nacional prevê atuações coordenadas e permanentes entre os Três Poderes, visando prevenir a violência contra meninas e mulheres. A Ministra Gleisi Hoffmann destacou que o Conselho da Federação será crucial para engajar estados e municípios, trazendo as diretrizes do pacto e a campanha de utilidade pública para nossa região.

A visão governamental é que o tema transcende o âmbito jurídico, alcançando as fábricas, as assembleias de trabalhadores e a educação, desde a creche até a universidade. A proposta é construir uma ‘nova civilização’, onde o comportamento e o respeito, e não o gênero, definem as relações humanas.

O presidente também relembrou que o ambiente doméstico é um palco frequente de violência, onde mulheres são agredidas por parceiros ou ex-parceiros. Ele condenou a violência motivada pela recusa em aceitar a liderança feminina, afirmando que ‘lugar da mulher é onde ela quiser estar’.

A primeira-dama, Janja da Silva, abriu a cerimônia com um relato impactante de uma vítima, apelando para que os homens se posicionem ao lado das mulheres agredidas. “Queremos vocês, homens, nessa luta, ao nosso lado”, declarou, reforçando o compromisso coletivo pela paz na comunidade.

Representantes do Judiciário e do Legislativo também reafirmaram o compromisso nacional. O presidente do STF, Edson Fachin, defendeu a mudança de mentes e corações além das leis. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, citou a alarmante média de quatro mulheres assassinadas por dia no Brasil em 2025 e prometeu endurecer as leis, impactando a segurança pública também na nossa localidade.

Participe da conversa: O que você pensa sobre o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio e a ênfase na responsabilidade masculina? Como nosso município pode contribuir ativamente para essa luta? Deixe seu comentário em nossas redes sociais!

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
3,070InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS