Pela terceira vez consecutiva, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete não disputará o Mundial de 2022. O revés decisivo veio nesta terça-feira, 17 de janeiro, com a derrota por 83 a 71 para a anfitriã China, em Wuhan. Dessa forma, o Brasil Fora Mundial Basquete feminino é uma realidade, deixando a equipe fora do torneio global.
O resultado final da última rodada confirmou a saída da equipe comandada pela técnica Pokey Chatman. A seleção brasileira encerrou sua campanha na quinta posição do Grupo A, acumulando três derrotas e duas vitórias. Além disso, o mesmo desempenho foi registrado pela República Tcheca, que acabou sendo derrotada pela Bélgica.
Nesse sentido, os critérios de desempate favoreceram as tchecas, devido a um melhor saldo de cestas convertidas. A China, por sua vez, garantiu a segunda colocação na chave, liderada pela campeã europeia, a Bélgica. Mali assegurou a terceira vaga.
Por outro lado, o Sudão do Sul, que terminou em sexto, também deu adeus à competição.
Brasil Fora Mundial Basquete: O Revés Contra a China
As brasileiras entraram em quadra para o confronto final contra a China em uma situação de “tudo ou nada”. A vaga para o Mundial poderia ter sido alcançada por meio de uma combinação de resultados favoráveis, caso o Sudão do Sul vencesse Mali e a República Tcheca superasse a Bélgica.
Entretanto, o cenário real divergiu completamente das esperanças brasileiras. Ambos os duelos paralelos terminaram com resultados opostos ao que seria ideal para a Amarelinha.
Dessa forma, a seleção brasileira dependia exclusivamente de uma vitória sobre as donas da casa para carimbar sua passagem para o Mundial.
O confronto entre Brasil e China manteve-se equilibrado nos dois primeiros quartos. Além disso, as equipes trocaram pontos e não permitiram que nenhuma delas abrisse uma vantagem significativa no placar.
No entanto, o terceiro quarto foi crucial. As asiáticas conseguiram abrir uma larga vantagem, finalizando o período em 69 a 54. As brasileiras reagiram no quarto final, chegando a reduzir a diferença para 70 a 62, impulsionadas por uma atuação impecável de Damiris Dantas.
Nesse sentido, Damiris marcou cinco pontos importantes a 6 minutos e 50 segundos do término da partida, reacendendo as esperanças. Em meio à recuperação, a China solicitou um tempo técnico estratégico para “esfriar” o ritmo das brasileiras.
Na sequência, a seleção brasileira enfrentou dificuldades para pontuar. A situação foi agravada com a saída da pivô Kamilla Cardoso, que cometeu sua quinta falta e foi excluída da partida.
Consequentemente, com uma jogadora a mais em quadra, a China administrou a vantagem de forma eficaz, selando a vitória definitiva por 83 a 71 e consolidando a não classificação brasileira.
Destaques Individuais
Apesar do revés coletivo, a ala-pivô brasileira Damiris Dantas foi eleita a melhor jogadora do duelo, com um total de 26 pontos. Por outro lado, no time chinês, o destaque foi Han Xu, que contribuiu com 22 pontos e oito rebotes.
Histórico do Brasil em Mundiais Femininos
O Brasil não disputa o Mundial feminino de basquete desde a edição de 2014. A seleção subiu ao pódio pela primeira vez com o bronze em 1971.
Afinal, quase duas décadas depois, em 1994, a Amarelinha alcançou o título de campeã mundial, superando a própria China em uma final histórica. A equipe contava com um trio de peso: Hortência, Magic Paula e Janeth.
O Futuro Pós-Brasil Fora Mundial Basquete
Mesmo com o Brasil Fora Mundial Basquete de setembro, na Alemanha, a seleção brasileira terá outras oportunidades para buscar uma vaga na Olimpíada de Los Angeles 2028.
Em suma, essas chances incluem um torneio internacional em agosto, organizado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), destinado a seleções que não se classificaram para o Mundial.
Além disso, a AmeriCupW de 2027 e o Pré-Olímpico, ainda sem datas e locais definidos, representam caminhos adicionais para a equipe feminina brasileira na jornada rumo aos Jogos Olímpicos.
Comente abaixo sua opinião sobre o desempenho da seleção ou compartilhe esta notícia nas suas redes sociais para fomentar o debate sobre o futuro do basquete feminino brasileiro!


