17.2 C
Guarulhos
sex, 05 jun 2026
- PUBLICIDADE -

Chuvas fortes causam alagamentos e diversos transtornos em Guarulhos

PUBLICIDADE

Somente na tarde desta quarta-feira (29) foram 14 pontos de alagamento

As fortes chuvas que vêm atingindo Guarulhos em 2023 revelaram diversos problemas que a cidade possui no escoamento e drenagem de água. Somente na tarde desta quarta-feira (29) foram 14 pontos de alagamento que causaram grande transtorno para a população.

Com o crescimento urbano, o sistema de drenagem muitas vezes não consegue dar conta de grandes volumes de água, fora o lixo descartado de forma imprópria que obstrui as galerias pluviais e bueiros, impedindo que a água escoe de forma eficiente.

PUBLICIDADE

No temporal de ontem as ruas e avenidas ficaram alagadas devido à grande quantidade de chuva em muito pouco tempo. Foram relatados problemas na rua Jose Triglia, avenida Monteiro Lobato, avenida Jamil João Zarif, avenida Paulo Faccini, Rua José Inacio Gomes, no Parque Jurema, avenida Santos Dumont, avenida Paquistão, avenida Papa João Paulo I, avenida Onze de Agosto, rua Esther, avenida Palmira Rossi, e rua Jacutinga e avenida Benjamin Haris Hunicut.

Os ventos superaram 80 quilômetros por hora, a tempestade derrubou árvores, causou o destelhamento de galpão em Cumbica e danos na estrutura do Ceu Ottawa – Uirapuru.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os bairros mais afetados pelas chuvas foram Cumbica (57 milímetros), Jardim Adriana (40,8mm), Jardim Nova Cidade (32,2mm), Cidade Soberana (36,6mm) e Vila Nova Bonsucesso (14mm). A Defesa Civil registrou queda de árvores no Parque São Miguel, Taboão e Jardim Presidente Dutra.

Os Prefeitos e técnicos dos municípios do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) que mais vêm sendo afetados pelas chuvas participaram de reunião virtual emergencial com o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, no dia 11 de março, para discutir ações imediatas, além de medidas de médio e longo prazo para o enfrentamento às chuvas.

Durante a reunião os prefeitos solicitaram a liberação de recursos emergenciais para a execução de obras como muros de contenção, tapa buraco e aduelas, para ajudar a conter os deslizamentos e alagamentos na região, além da abertura das comportas da Barragem da Penha para dar mais vazão às águas que estão represadas, em especial nos municípios de Guarulhos e Itaquaquecetuba.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
3,070InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS