O depoimento do ex-ministro da Saúde é o mais esperado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)
Nesta quarta-feira (19), o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello presta depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura ações do Governo Federal na pandemia. Pazuello deve ser questionado pelos senadores sobre a demora na aquisição de vacinas durante sua gestão.
Além disso, a crise no sistema de saúde do Amazonas, que registrou mortes por falta de oxigênio em hospitais, também será um dos temas abordados na comissão.
Até o momento, questionado pelo relator da CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), sobre suas qualificações para assumir o cargo no Ministério da Saúde, Pazuello respondeu que se considera “plenamente apto a exercer o cargo de ministro da saúde”.
“Nos batalhões logísticos que eu comandei tinham companhias de saúde, saúde operacional, onde você tinha que prestar apoio aos paraquedistas ou a tropa para fazer a evacuação, a estabilização e evacuação dos doentes até os hospitais de campanha que eu viria a comandar depois. Isso aí só para falar para o senhor sobre a área de saúde”, afirmou.
O depoimento de Eduardo Pazuello estava previsto para acontecer no dia 05 de maio, após os depoimentos dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Porém, Pazuello alegou que teria entrado em contato com pessoas contaminadas pelo coronavírus e que deveria ficar em quarentena.
Na sexta-feira (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, concedeu habeas corpus para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI quando entender que as perguntas podem produzir prova contra si.


