O fogo começou neste domingo (22) por volta das 09h; de acordo com o Corpo de Bombeiros, 60% da vegetação já foi queimada
Nesta segunda-feira (23), os agentes do Corpo de Bombeiros continuam agindo para controlar o incêndio no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha. De acordo com a tenente Walkiria Zanquini, 60% da vegetação já foi queimada, o que representa 1.200 hectares.
O incêndio começou na manhã do último domingo (22), por volta das 09h. Conforme informações da Prefeitura, o fogo foi provado pela queda de um balão localizado pelas equipes na área de proteção ambiental. Os trabalhos contam com o apoio de viaturas terrestres, helicópteros e aviões no combate às chamas.
“Há muita fumaça em toda cidade e ela deve permanecer durante todo o dia. Se você puder, não saia de casa, hidrate-se, beba bastante água e coloque panos úmidos pelos ambientes”, informou a administração municipal.
O Governo do Estado ressaltou que fabricar, vender, transportar ou soltar balões é considerado crime ambiental (Lei Nº 9.605/98). A prática coloca em risco a vida humana e toda a biodiversidade. A pena prevista é de detenção de um a três anos ou multa.
Antes do período de estiagem, como medida preventiva, a Fundação Florestal executou mais de 30 mil m³ de aceiros na área e abriu 195 m³ de cacimbas para armazenamento de águas pluviais – medidas que contribuem para evitar que o fogo se alastre.
No entanto, a falta de chuvas e as altas temperaturas deixam a vegetação seca e favorecem a propagação das chamas, dificultando o trabalho das equipes. “É um fogo que se alastra muito rápido, a gente não tem dimensão de que parte ele vai atingir porque o fogo caminha junto com o vento, e se o vento muda de direção, o incêndio muda de direção. Ele é imprevisível”, afirmou a tenente Zanquini.
Parque Estadual Jaraguá
No sábado (21), a capital também registrou um incêndio de grandes proporções na região do Parque Estadual Jaraguá, próximo à área de reserva indígena. O fogo começou durante a manhã, chegou a ser controlado, mas novos focos foram registrados à noite.
Os agentes estaduais atuaram em parceria com a comunidade e conseguiram extinguir as queimadas no fim do sábado. As causas serão apuradas pelas autoridades competentes. A área atingida também será avaliada.
Nas últimas semanas, agentes da Operação Corta Fogo, que entra em vigor no período de estiagem, capacitaram a comunidade indígena na região sobre como proceder em caso de queimadas. A Fundação Florestal também entregou kits de combate a incêndio para os moradores.
Parceria da população
Está em andamento uma campanha de conscientização para que a população colabore e siga as orientações preventivas de não: fazer fogueiras, queimar lixo, jogar cigarros nas rodovias próximas à mata, soltar balões, entre outras.
As ações ocorrem em estações de trem, postos de combustível, rodovias, por meio de SMS da Defesa Civil, que alerta sobre as regiões mais secas etc. Além do tempo mais seco, a queima criminosa, atos de vandalismo e outras ações humanas contribuem para a ocorrência de incêndios florestais.


