19.5 C
Guarulhos
ter, 21 jul 2026
- PUBLICIDADE -

Guarulhos abre cinco Unidades Básicas de Saúde para atendimentos no sábado

PUBLICIDADE

Pessoas com sintomas característicos da dengue devem procurar atendimento nas unidades Jd. Vila Galvão, Jd. Paulista, Jd. Acácio, Ponte Alta e Pq. Jandaia

Neste sábado (29) a Prefeitura de Guarulhos abrirá cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo programa Saúde Agora: as UBS Jardim Vila Galvão, Jardim Paulista, Jardim Acácio, Ponte Alta e Parque Jandaia funcionarão das 8h às 17h para prestar os atendimentos tradicionais, como vacinação e exames, bem como para atender pessoas com sintomas de dengue.

Pessoas que apresentam sintomas característicos da dengue, como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo devem procurar atendimento nessas unidades.

PUBLICIDADE

Em casos mais graves, como dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e muito cansaço, a Secretaria da Saúde recomenda que os pacientes se encaminhem para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede. Os endereços podem ser consultados neste link.

Vacinação e outros serviços de saúde

Além do atendimento relacionado à dengue, as UBS também oferecerão serviços como consultas, exames e vacinação pelo programa Saúde Agora, incluindo a imunização contra a gripe, que foi estendida para toda a população com mais de seis meses de idade. Também estarão disponíveis vacinas de rotina e a vacina contra a dengue, esta para jovens de dez a 14 anos. Para se imunizar é necessário levar a carteirinha de vacinação, documento original com foto e cartão SUS.

Outros serviços ofertados sem a necessidade de agendamento prévio incluem testes rápidos para a detecção do HIV, da sífilis e das hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia (mediante pedido médico), curativos e dispensação de medicamentos. Apenas consultas médicas e exames de Papanicolau precisam ser agendados previamente na própria unidade ou por meio do aplicativo Saúde Guarulhos (bit.ly/3E13Wek).

Em alinhamento com a campanha Junho Marrom, diversos temas serão tratados nas UBS: as cinco unidades abertas pelo Saúde Agora oferecerão orientações sobre alimentação saudável e obesidade infantil. A UBS Jardim Vila Galvão oferecerá orientações sobre cuidados com o meio ambiente e a UBS Ponte Alta falará sobre o combate ao tabagismo, prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e à tuberculose.

Balanço do programa Saúde Agora

Com a abertura das UBS Vila Fátima, Cabuçu, Álamo e Jurema pelo programa Saúde Agora no último sábado (22), foram realizadas 165 consultas médicas e 231 de enfermagem, além de 149 exames de Papanicolau e 140 atendimentos nas farmácias. Já o serviço de imunização, entre as aplicações de rotina e as doses contra a dengue, atendeu 446 pessoas.

Até o momento 74.238 pessoas foram infectadas pelo Aedes aegypti desde o início do ano e a doença já fez 94 vítimas fatais em Guarulhos.

Devido à retração no número de casos de dengue na cidade, a partir do dia 6 de julho as UBS abertas pelo programa Saúde Agora retornarão a seu horário de funcionamento original, das 8h às 16h.

Serviço

UBS Jardim Vila Galvão – rua Martim Afonso, 130 – Jardim Vila Galvão

UBS Jardim Paulista – rua Itaguaí, 97 – Jardim Moreira

UBS Jardim Acácio – avenida Silvestre Pires de Freitas, 2.007 – Jardim Acácio

UBS Ponte Alta – rua São Paulo, 107 – Jardim Nova Ponte Alta

UBS Parque Jandaia – rua Porto Alegre, 446 – Parque Jandaia

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
3,070InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS