Assembleia desta quinta-feira (30) visa apoio para a alteração do estatuto; Silvio almeja terceiro mandato consecutivo
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Silvio Alves, que atualmente exerce seu segundo mandato à frente da entidade, pretende efetuar uma mudança no estatuto da ACE para manter-se no cargo por mais um biênio.
Silvio que também é CEO da rede X Supermercados, alega que teve boa parte de seu primeiro mandato (2020/2021) prejudicado pelas restrições impostas pela a pandemia da Covid-19, por isso, gostaria de mais tempo para implementar projetos que não foram possíveis de serem realizados no período.
Uma Assembleia Geral Extraordinária foi convocada para esta quinta-feira, 30 de março, para ouvir a opinião dos associados sobre o assunto. Já que o estatuto vigente permite apenas dois mandatos consecutivos.
A justificativa publicada no edital de convocação traz os seguintes dizeres:
“Em razão da pandemia de coronavírus e por determinação das autoridades sanitárias, a entidade ficou fechada em grande parte do primeiro mandato (2020/2021), em meio às restrições impostas pelo momento pandêmico. A presente proposta tem como objetivo restituir o período infrutuoso de mandato comprometido pela pandemia de maneira a proporcionar ao atual mandatário – e ao Conselho Deliberativo – não apenas o cumprimento na íntegra de suas propostas, como também a consolidação dos projetos em curso”.
O Guarulhos Online conversou com o ex-presidente da ACE Guarulhos, Wilson Lourenço, que esteve no comando da instituição entre os anos de 2007 e 2011, e ele mostrou-se contrário à extensão do mandato de Silvio.
“Sou contra, e há cinco ex-presidentes contra também, alguns diretores e, inclusive, atuais vice-presidentes. É um casuísmo para beneficiar a atual gestão com um 3º mandato, o que não é permitido pelo estatuto da entidade. Há mais de 25 anos seguimos um princípio de alterar as lideranças da entidade, diretoria executiva e conselho deliberativo”, disse.
Sobre a convocação da assembleia, Lourenço enfatizou que espera que a atual gestão cancele o evento.
“Ainda espero que o presidente cancele a assembleia e convoque eleições normalmente, cumprindo o estatuto. Todos nós sofremos com a pandemia, isso não me parece justificativa plausível. Além disso, nada impede de convocar eleições para o mandato 2024-2025 e no mandato seguinte o atual presidente retornar para mais um mandato”, concluiu.
A reportagem entrou em contato com a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos e tentou conversar com o presidente, Silvio Alves, mas recebeu a resposta de que só haverá pronunciamento após a realização da assembleia.


