15 C
Guarulhos
sex, 05 jun 2026
- PUBLICIDADE -

SIMA e CONDEMAT discutem gestão dos resíduos da construção civil

PUBLICIDADE

Técnicos buscam ação integrada para avanço no mapeamento de áreas usadas no descarte irregular e para o reaproveitamento de materiais

Gestores técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) participaram nessa semana de uma reunião para discutir ações integradas para coibir o descarte irregular e estimular o reaproveitamento dos resíduos da construção civil (RCC).

O encontro virtual contou também com a participação de representantes da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon). O foco no RCC é o desdobramento dos trabalhos iniciados pelo CONDEMAT em 2017, quando foi assinado o primeiro acordo de cooperação com o Estado para elaboração do Plano Regional de Resíduos Sólidos.

PUBLICIDADE

Além do atendimento da legislação nacional e da questão econômica, a destinação correta dos resíduos tem um apelo extra na região, que é produtora de água e possui uma das maiores reservas de mata atlântica do Estado.

A solução para os resíduos sólidos urbanos avançou com a inclusão dos municípios do CONDEMAT no plano contratado pela Fundação Agência de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT) e que está em elaboração. Agora a região, em parceria com a SIMA, estuda alternativas para o RCC também.

Dados da Abrecon estimam uma movimentação diária de seis mil caçambas de resíduos da construção na Região Metropolitana de São Paulo, o que inclui a maioria das cidades do Alto Tietê.

O descarte irregular é o ponto nevrálgico na questão dos resíduos da construção civil e estamos somando esforços para combater isso”, pontuou o coordenador-executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da SIMA, José Valverde Filho.

“Nosso foco é a regionalização e estamos, com o CONDEMAT, trabalhando em um projeto de monitoramento e fiscalização integrada que possa servir de referência para as outras regiões do Estado”, acrescentou o coordenador do CIRS, Ivan Mello.

As ações no CONDEMAT estão concentradas na Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, que conta com representantes de todos os municípios integrantes. O projeto em discussão tem várias frentes, que vão desde o diagnóstico até o treinamento das equipes de fiscalização com o uso de monitoramento por satélite.

“Temos trabalhado de forma integrada todas as ações ambientais no Alto Tietê e não está sendo diferente com os resíduos. Avançamos para uma solução nos resíduos urbanos e trabalhamos agora com os resíduos da construção civil, na busca de alternativas para coibir o descarte irregular e estimular o reaproveitamento dos materiais em todas as cidades”, ressaltou Daniel Teixeira de Lima, coordenador da Câmara Técnica de Gestão Ambiental.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
3,070InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS