22.2 C
Guarulhos
sex, 05 jun 2026
- PUBLICIDADE -

Projeto de VLT em Guarulhos deve ligar centro ao São João, Pimentas e Bonsucesso

PUBLICIDADE

Banco alemão e BNDES aprovam parceria para o planejamento

Guarulhos foi o único município brasileiro (não capital de Estado) que conseguiu parceria para os Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável, liderados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conforme divulgou a Prefeitura de Guarulhos nesta quarta-feira (25).

O projeto de Guarulhos foi considerado consistente, já que o objetivo é conectar o VLT, da região central, com os terminais de ônibus, futura estação do metrô e estações de trem para garantir maior mobilidade, principalmente aos moradores de bairros mais distantes do Centro, como Pimentas, Bonsucesso e Jardim São João.

PUBLICIDADE

A cidade obteve a aprovação para o Plano de Mobilidade Urbana, que prevê estudos preliminares com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Também foram contempladas com projetos próprios Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA), todas capitais.  

A inclusão de Guarulhos garantirá o apoio técnico aos estudos de pré-viabilidade nos projetos de implantação do VLT nas linhas planejadas para a cidade. O suporte será custeado com recursos a fundo de longo prazo do governo alemão, que devem chegar a até 450 mil euros.

A Cooperação Alemã por meio do KfW Banco de Desenvolvimento, daquele país, o BNDES e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão envolvidos no possível financiamento.

Esta foi a primeira iniciativa desta cooperação com vistas ao fomento da mobilidade sustentável no Brasil. Os projetos-alvo da chamada foram os que buscam reduzir emissões de gás carbônico e planos de mobilidade urbana sustentável.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
3,070InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS