16.1 C
Guarulhos
sex, 24 jul 2026
- PUBLICIDADE -

Governo Federal articula Comitê de combate à Covid-19

PUBLICIDADE

Após reunião no Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou a intenção de minimizar efeitos da pandemia e voltou a falar em “tratamento precoce”

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quarta-feira (24) a criação de um comitê nacional de combate à Covid-19. O grupo é formado pelo chefe do Executivo e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além de outros membros.

A medida foi decidida em reunião nesta manhã, no Palácio da Alvorada. Além dos presidentes da Câmara e do Senado, Bolsonaro recebeu o líder do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, o procurador-geral da República, Augusto Aras, governadores, ministros de Estado e representantes de instituições independentes.

PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal não pode participar de comitês dessa natureza, mas atuará para o controle prévio da constitucionalidade das medidas que virão. “Como esse problema da pandemia exige soluções rápidas, vamos verificar estratégias capazes de evitar a judicialização, que é um fator de demora na tomada dessas decisões”, disse Fux.

Segundo Bolsonaro, a necessidade de ampliar a capacidade de produção e aquisição de vacinas para alcançar a imunização em massa da população foi uma constatação unânime. Além disso, o presidente voltou a falar sobre a possibilidade de “tratamento precoce”.

“Isso fica a cargo do ministro da Saúde [Marcelo Queiroga], que respeita o direito e o dever do medico de tratar off-label os infectados”, disse.

Desde o início da pandemia, no ano passado, Bolsonaro defende o uso dessas medicações, como a hidroxicloroquina, que não tem eficácia científica comprovada contra a doença causada pelo novo coronavírus. Apesar disso, o presidente destacou a gravidade da situação e falou sobre o surgimento de novas cepas do vírus.

Coordenação com governadores

Rodrigo Pacheco será o responsável por receber as demandas dos governadores dos estados e do Distrito Federal e encaminhá-las ao comitê. Segundo ele, a medida faz parte de um “pacto nacional” e o objetivo do grupo é uniformizar políticas de enfrentamento à pandemia que serão adotadas em todo o país.

*Com informações da Agência Brasil



PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
3,070InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS