18.3 C
Guarulhos
dom, 07 jun 2026
- PUBLICIDADE -

Defesa Civil de Guarulhos lança Plano preventivo de proteção para o período de chuvas de verão

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou nesta segunda-feira (01º) o lançamento do Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (PPPDC). A data foi escolhida porque marca oficialmente o início do Plano Verão, período em que as ações de prevenção, monitoramento e resposta são intensificadas diante das chuvas fortes típicas desta época do ano.

O PPPDC reforça o acompanhamento permanente das áreas de risco, a integração entre órgãos públicos e a ampliação das medidas preventivas para reduzir ocorrências relacionadas às precipitações. Atualmente, o município contabiliza 148 áreas de risco cadastradas pela equipe técnica da Defesa Civil.

PUBLICIDADE

Durante o evento, o Subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Rafa Zampronio, destacou a relação entre as ações preventivas e os projetos estruturantes da cidade, como o programa de macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu, que visa a reduzir inundações, ampliar a calha do rio, recuperar áreas de várzea e promover melhorias ambientais.

A cerimônia contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento, Assistência, Proteção e Defesa Civil, Henrique Menezes; do secretário do Verde, Clima e Sustentabilidade, Alex Nepomuceno; de representantes do Legislativo e integrantes das Defesas Civis de São Sebastião, Francisco Morato e Itaquaquecetuba.

Também estiveram presentes equipes do Corpo de Bombeiros, GCM Ambiental, SIEG, e das secretarias municipais de Habitação, Educação, Gestão, Justiça e Cidadania e Saúde, reforçando o caráter intersetorial do plano. A Prefeitura de Guarulhos reafirma seu compromisso com a prevenção, a segurança e a proteção da população durante todo o período chuvoso.

PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

30,908FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,417SeguidoresSeguir
3,070InscritosInscrever
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS